Realização da Roda de Conversa sobre Acolhimento e Classificação de Risco em Maceió- Alagoas
Foi realizada no último dia 05/julho, no auditório do SAMU Maceió, no período da manha uma Roda de Conversa sobre Acolhimento e Classificação de Risco, o evento contou com a presença de 60 participantes, com um público alvo bastante diversificado o que só fez melhorar a nossa Roda de Conversa.
O referido evento foi promovido pelo Ministério da Saúde/PNH em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, e teve como facilitadores os consultores da PNH/MS Sérgio Aragaki e Olga Matoso, que conduziram brilhantemente a roda, tornando-a participativa e inclusiva.
Tivemos um público bastante diversificado como Gestores Municipais, Direção Médica do Hospital Universitário, Coordenadores de Enfermagem, Assistentes Sociais e Psicólogos, além de coordenadores da Atenção Primária e das Unidades de Pronto Atendimento de alguns municípios, onde durante seus posicionamentos percebemos que temos problemas básicos como: conhecer nossa rede de assistência e aumentar nossa comunicação.
Saímos da Roda de Conversa com gostinho de quero mais e com propostas de novos encontros para breve. Super gratificante.
22 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por luzia Malta
Cláudia,
Agradeço o carinho para conosco e gostaria muito de anexar as fotos de nossa Roda de Conversa que foi show! enviei e-mail no link que você me sinalizou estou aguardando as instruções.
Abraços,
Luzia Malta
Por Luciane Régio
Tudo jóia? Você assistiu o tutorial de como subir imagens
no post, naquele link que a Claudinha te enviou?
É bastante simples… podemos abrir sim, mas gostaríamos
que todos soubessem como… entende? Autonomia 🙂
Quem sabe você tenta… estaremos aqui caso tenha dificuldades…
Foi assim comigo tbém viu… há uns 4 anos e mais atrás.
E quando consegui, foi ótimo! Saí postando heheh
Bjos, na escuta…
Lu
Por luzia Malta
Prezada Lucienne,
Boa tarde! Quero agradecer o carinho com que se prontificou a me ensinar a ostar as fotos na rede, realmente nao tinha menor noção como fazia.
Um beijo carinhoso.
Luzia Prata
Por Cláudia Matthes
Perceba esse recorte que fiz da caixa de ferramentas no 14º item aparece o quadro com a imagem. Clicando você vai ser levada a uma nova caixa:
Se a imagem estiver no seu computador você clica em selecionar arquivo e abre=se uma nova caixa:
Você vai no canto esquerdo e coloca em carregar a imagem.
É provável que a imagem carregada apareça grande demais você então reduz um pouco a largura da foto (500 aproximadamente) e finaliza com um ok.
boa sorte.
Beijos
com carinho
Peju
Por luzia Malta
Cara Claudia,
Quero agradecer o carinho pelo qual fui recepcionada por voce, que esse mesmo carinho foi para mim muito " inclusivo" me motivou a participar mais desta rede.
Mando a voce um forte abraço e que um dia possamos nos encontrar. Obrigada por todo aconchego.
Beijo carinhoso,
Luzia Prata
Por Cláudia Matthes
mas, mais aconchegante é ver tão importantes nós desse SUS enlaçando na rede.
Você para nós é um nó forte e potente, queremos mais posts, mais noticias e todos os movimentos.
Obrigada pela retribuição de afeto
Bjus doces
Peju
Por Cláudia Matthes
com certeza: correndo prô ou pró abraço
Peju
Por Sérgio Aragaki
Pessoal:
Foi muito produtiva, emocionante, tensa, inquieta, revolucionária essa roda!!!
É grande mérito da parceria entre várias instituições, tendo uma delas como coordenadora: nesse caso foi a SESAU.
Se não fosse o empenho da Luzia, da SESAU, da UNCISAL e da SMS-Maceió não teríamos tido a participação histórica de tant@s pessoas de tantas instituições diferentes (enfermeir@s, médic@s, dentistas, assistentes sociais, arquiteta, engenheiro, agente comunitário de saúde, professor@s, estudantes, usuári@s). E foram incluídas também pessoas de outras instituições, por exemplo: a Universidade Federal.
Foi uma "festa geral": gente da Vigilância Sanitária, Atenção Básica, CAPS, USF, nível central, hospital geral, maternidade etc. E o melhor: os sorrisos, os bons afetos foram o produto de discussões esclarecedoras, inclusivas e respeitosas.
Outro importante produto foi a conclusão a que tod@s chegaram: impossível fazer acolhimento se não houver comunicação, esclarecimentos e pactuação de tod@s trabalhador@s do serviço de saúde (acolhimento não é só na porta de entrada). Protocolo é importante, mas jamais será suficiente.
Percebemos, junt@s, que ACR também implica em REDE. E por isso, os diversos setores e instituições começaram a se mobilizar para conversar!!!
Mais uma conclusão: Reunião é trabalho!!! Roda de Conversa é trabalho!!! Trabalho bom, pois comunica, esclarece, negocia, pactua e RESOLVE PROBLEMAS/DESAFIOS!!! Em síntese: ajuda a efetivar o SUS que desejamos.
Também ficou claro que ACR é um processo. Não ocorre como ordem superior de implante-se! Não é um momento pontual que se faz em uma ou duas oficinas ou curso.
Parabéns a esse pessoal!!!
Agradeço à Olga Matoso, que esteve conosco nesse módulo.
O caminho tem sido produzido com participação, colaboração e apoio de várias pessoas da PNH-MS: Simone Paulon, Cláudia Matias, Alyne Lima, Ana Paula Costa, Rose Delgado, Cátia Paranhos, Eliane Benkendorf (Lika), Aline Costa, Dagoberto Machado, Michele Vasconcelos, Gustavo Nunes, Isabel Pereira dos Santos, Jordan Callai, Renata Adjuto. Esqueci de alguém? Vixi… desculpe… mas não é por falta de reconhecimento… é aquele velho problema de começar a nomear e sempre esquecer gente importante…
Mas é isso aí! Movimentos potentes em Alagoas.
Abs,
Sérgio
Por Alyne Lima
Parabéns! Feliz de saber desse movimento tão potente no Coletivo Alagoas.
Abraço!
Alyne Lima
Por paularosimar
Isso mesmo Sérgio, estamos presentes e confiantes que em Alagoas a PNH está avançando.
Por luzia Malta
Caro Sérgio,
A você tenho um agradecimento especial pois voce conseguiu resgatar em Alagoas de fato o que é função apoio e o fez muito bem. voce nos impôs um ritmo diferente de trabalho que modificou bastante minha prática e contribuiu muito para minha qualidade de vida..
Tivemos horas difíceis,felizes, de sucesso, de reflexão, de planejamento entre outras, mas quero reafirmar a sua importância para PNH de Alagoas.
Parabéns pelo seu trabalho, pelo apoio e carinho de sempre.
Abs,
Luzia
A roda de conversa sobre ACR foi realmente muito produtiva e instigante! Uma oportunidade para vivenciarmos a PNH em ato quando partimos das experiências mesmas do cotidiano do nosso trabalho em saúde, correlacionando-a à teoria preconizada pela PNH/SUS. É o aprender a fazer, fazendo!!!! Momento de muita potencialidade em Alagoas!
Por luzia Malta
Lysi,
Sei de como é motivador e inquietante ver nossa Alagoas respondendo e buscando caminhos para se construir um SUS diferente do que é mostrado na mídia, é gratificante demais sentir que há um grupo grande querendo lutar contra o que está posto, definido como certo e tentar fazer diferente. A PNH não tem uma receita pronta, mas nos possibilita analisar dentro do nosso local de trabalho quais as ferramentas( diretrizes e dispositivos) que podemos utilizar para organizarmos nossos processos de trabalho usando os princípios e o metodo da PNH.
Bjo grande
Luzia
Por Ducy Lily Farias
Excelente a roda de conversa ,parabenizo a toda a equipe , da SESAU na pessoa da Luzia , da UNCISAL e da SMS-Maceió. Vamos fazer essa roda girar em todo nosso Estado urgente !
Ducy Lily
Por luzia Malta
Ducy,
Fico feliz de ter semeado em sua caminhada o acesso a PNH, vejo que essas sementes germinaram e que hoje dão frutos maravilhosos. Parabéns e vamos firmes.
Beijos
Luzia
Parabéns, Luzia e a todos que fazem a PNH em Alagoas por mas um evento brilhante e produtivo.O SUS em Alagoas só têm a ganhar com momentos de trocas como esse onde o objetivo maior é a inclusão dos diferentes atores em busca do SUS que desejamos.
Abs,
Sandra Barros
Por luzia Malta
Sandrinha,
Obrigada pelas suas palavras e pelo seu engajamento em nossa PNH, o SUS precisa de voce e nós todos juntos somos muito mais forte.
Beijo grande
Luzia
Por Franklin
Parabéns pelo sucesso da roda de conversa aqui em Alagoas. Acredito que não só Alagoas, mas também outros estados do Brasil precisam produzir/inventar novas formas de trabalho. Trabalho caracterizado pela leveza e pelo diálogo entre os diferentes atores da saúde.
Por Rose Delgado
Muito bacana esse movimento de fortalecimento da Humanização em Alagoas! Parabéns a toda equipe!
Logo mais estaremos ai refletindo sobre Clínica Ampliada.
Abraços,
Rose
Parabéns Alagoas!
Imagino que deve ter sido excelente essa roda…
Aqui no Município fazemos essas rodas de conversa com certa frequencia. Porém, gostaria de fazer uma "grande" como essa de vcs… temos muitas dificuldades com a Classificação de Risco …
Abraços.
Emília Guaritá
Psicóloga – Coordenadora da Humanização
Por ADRIANO LIRA
LUZIA BOA NOITE, PRECISO DA SUA ORIENTAÇÃO. COMO FAÇO PARA PUBLICAR NA LINHA DO TEMPO. OBG.
Por Cláudia Matthes
e nós aqui ficamos com uma vontade de ver e ouvir essa roda de conversa.
Seja bem vinda a RHS, com seu primeiro post, se quiseres colocar fotos em seus próximos posts veja no link abaixo:
https://redehumanizasus.net/ajuda#imagens
Estaremos por aqui Luzia para auxiliar,
conte conosco,
Cláudia Peju
Coletivo de Editores da RHS