Caso de ouvidoria para ser resolvido
Um usuário do SUS da cidade de Concórdia veio a um hospital de referência na Grande Florianópolis, para realizar uma consulta agendada previamente no ambulatório. Chegando ao balcão de atendimento o trabalhador da saúde que fez o atendimento, disse ao usuário que sua consulta foi cancelada, pois o médico que iria atendê-lo estava em um congresso no Rio de Janeiro e que sua consulta iria ser remarcada pelo sistema e ele seria avisado posteriormente.
Resposta das questões referentes ao tema OUVIDORIA.
1- Quais os encaminhamentos imediatos?
Ouvir a queixa e contatar o ambulatório para saber o que de fato aconteceu.
2- Quais as soluções para o usuário? (enquanto ele estiver no local)
Realizar o acolhimento, contatar o trasporte para retorno o quanto antes para seu município, caso demore providenciar o conforto mínimo, enquanto o mesmo permanecer nas dependências da unidade.
3- Com quem o setor de ouvidoria vai trabalhar internamente para resolver o problema citado?
Contatar a direção da Unidade para que esta verifique junto ao setor responsável de que forma esse caso poderia ter sido evitado, verificando quais os mecanismos que o setor possui para comunicar a falta com antecedência e se na ausência deste outro profissional poderia atender.
4- Como vai ser comunicado a resposta ao usuário posteriormente?
Através da Secretaria Municipal de Saúde no serviço de referência e contra referência e de forma direta aos pacientes (por telefone), dando retorno das ações que foram tomadas e da futura data da consulta.
5- Quais as ações que deverão ser desenvolvidas para que não se repita mais este tipo de problema na unidade?
Desenvolvimento de ações para a conscientização referente a primasia de atendimento, e conscientização dos servidores no empenho das tarefas.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Silvana,
Seja bem-vinda à Rede HumanizaSUS!
Muita importante a sua contribuição trazida neste post. O SUS desde 2003 implantou a ouvidoria geral como um canal de fomento à participação social, entretanto poucos usuários fazem uso dela.
Provocar o debate sobre o assunto é uma forma de estimular e ampliar a participação e o controle social.
Aguardamos o seu retorno com mais contribuições!
Um forte abraço!
Emília