HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO “VIVA E DEIXE VIVER” É CONTADA EM LIVRO

6 votos

Entidade capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes

A associação Viva e Deixe Viver foi fundada no ano de 1997 pelo publicitário Valdir Cimino. A iniciativa tinha um único objetivo: contar histórias para crianças internadas em hospitais e, assim, incentivar o gosto pela leitura e proporcionar momentos divertidos para os pacientes. Hoje, a entidade conta com a participação de mais de mil voluntários que narram histórias em mais de 80 hospitais de 20 municípios brasileiros. São 660 contadores apenas na cidade de São Paulo.

A história dessa empreitada de sucesso será contada no livro “Viva e Deixe Viver – A saga da associação de contadores de histórias que levam saúde, diversão e uma vida melhor a 500 mil crianças em hospitais do Brasil” (Matrix Editora). A obra foi escrita por Valdir Cimino e pelo jornalista Filipe Vilicic e mostra como a organização evoluiu a partir do apoio de profissionais de várias áreas.
  
Segundo Valdir, muitos dos problemas dos hospitais deviam-se ao fato de as crianças não terem acesso ao mundo exterior. Pouco brincavam, não iam à escola, não sabiam que precisavam ter uma escova de dente só delas, não tinham ideia de que eram crianças e que tinham direitos. “Os pequenos eram tratados como um problema persistente a ser resolvido. Com o foco na doença e a falta do lúdico, o ambiente era desumano”, explica.

Hoje, a realidade é diferente graças aos diversos voluntários que fazem parte da associação. “Quando um deles entra em um corredor de hospital, o ambiente se transforma. Fica quente, gostoso e agradável. Em momentos coloridos, as crianças ficam mais felizes até para aceitar o que vem depois: tratamentos, exames, remédios”, afirma.

Com prefácio do desembargador Antonio Carlos Malheiros, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, conhecido também como o contador de histórias Totó, a obra emociona ao narrar também casos de crianças que foram atendidas pelo Viva.

Sobre os autores:
Valdir Cimino é formado em Publicidade e Propaganda. Como professor na FAAP, atua nos cursos de Relações Públicas e Rádio e Televisão. Trabalhou em importantes agências de comunicação, como McCann, Colucci, Norton e na house agency da C&A. Participou também da implantação da MTV e trabalhou durante 11 anos na TV Globo. Mas se encontrou, mesmo, no Terceiro Setor.

Filipe Vilicic é editor de Ciência e Tecnologia da revista Veja. Passou pelas revistas Veja São Paulo e Playboy e pelo jornal O Estado de S. Paulo, para o qual escreveu um perfil de Valdir Cimino que deu início à amizade que agora resulta neste livro. Mantém também dois canais de vídeo no site Veja.com: o Help Desk e o Veja Ciência. Nascido em 1985, gosta de quadrinhos, joga video game, é apaixonado por artes marciais e lê, ouve e coleciona todo tipo de história. Este é seu primeiro livro.

Sobre a Matrix Editora:
Em seu catálogo de autores constam nomes como Millôr Fernandes e Steve Martin, além de best-sellers como “Proibido para Maiores” e “Mothern – Manual da mãe moderna”.

“Viva e Deixe Viver – A saga da associação de contadores de histórias que levam saúde, diversão e uma vida melhor a 500 mil crianças em hospitais do Brasil”
128 páginas
R$ 26,00