Gestores, trabalhadores e conselheiros de saúde discutem o álcool e outras drogas e a relação com os acidentes de trânsito

12 votos

No período de 12 a 14 de julho, o município de Luís Correia, no litoral do Piauí, foi palco da realização do II simpósio: Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, envolvendo a participação de aproximadamente 500 pessoas. O evento contou com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, SAMU, DETRAN, SEST/SENAT, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenação de Enfrentamento ao Crack, Secretaria de Segurança e Secretaria de Justiça. Também esteve presente no evento, a Coordenadora do Comitê Estadual de Humanização, Ioli Piauilino, juntamente com outros membros desse coletivo.

O objetivo do simpósio era debater e compartilhar experiências sobre as temáticas do álcool e outras drogas, e sobre os acidentes no trânsito, problemas graves que tanto afetam a sociedade contemporânea, numa perspectiva de busca de propostas e de apoio para o enfrentamento.

De acordo com o secretário de saúde, Ernani Maia, a proposta do governo do Estado é montar uma estrutura adequada, em parceria com os municípios, para a prevenção e o tratamento dos dependentes químicos, e para a redução dos acidentes de trânsito. “Agora estamos expandindo os temas para o interior, através dos territórios de desenvolvimento. É um problema de saúde pública que merece ser discutido em todas as regiões do estado na busca de soluções coletivas. 80% das mortes no Brasil ocorrem em consequência do uso abusivo do álcool”, afirmou o secretário.

A abertura do evento contou com a participação do Dr. José Mauro, doutor em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ministrou a palestra Álcool e trânsito e  a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Os acidentes de trânsito matam anualmente 1.200.000 pessoas, e possuem uma forte relação com o consumo de álcool. E Teresina é a 10ª capital em número de ocorrência de acidentes de trânsito. Informou. 

Segundo o médico, o álcool diminui a capacidade de reação das pessoas frente a presença de animais e outros obstáculos na pista, e nos casos do fechamento de sinal. Esclareceu ainda que se não forem implementadas ações para o controle e a redução dos acidentes de trânsito no país, a previsão em 2020, é a destinação de 78% dos recursos da saúde somente para o tratamento das vítimas de acidentes no trânsito.

Para Dilma Andrade, uma das palestrantes do Simpósio, o trânsito é convívio social, e o comportamento do motorista influencia diretamente no bom, e ou no mau comportamento do outro. “Mudar comportamento para uma vida coletiva, com qualidade e respeito, exige uma tomada de consciência de cada um de nós”. Enfatizou. A educadora explicou ainda que 64% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao comportamento, enquanto que 30% a problemas mecânicos. Assim, humanizar as relações no trânsito é necessário.

Durante os três dias do evento, além de palestras com debates, foram realizadas mesas redondas e rodas de discussões com a participação dos palestrantes, profissionais e os conselheiros de saúde implicados com as questões abordadas, para discussões, compartilhamentos de vivências, e propostas de mudanças.

“O evento foi encerrado com a palestra – Álcool e outras Drogas: A Abordagem da Estratégia de Saúde da Família (PSF)”, ministrada pelo coordenador da IV Coordenação Regional de Saúde do Piauí, Vinícius Oliveira. Na oportunidade, Vinícius relatou aspectos da reforma sanitária e da reforma psiquiátrica, falou da estratégia de saúde da família como eixo estruturante da Política Nacional de Saúde, destacou o momento da implementação das redes temáticas de saúde como elemento capaz de fomentar esse processo. O Coordenador enfatizou a importância do preparo das equipes da estratégia de saúde da família para atuar nas questões ligadas a saúde mental, incluindo a temática do uso do álcool e outras drogas.

Segundo o Secretário de Saúde, Ernani Maia, a proposta do governo de Estado é realizar outros simpósios em outras regiões do Estado, num trabalho integrado, para o enfrentamento coletivo das questões debatidas no simpósio.

"O Dr Arruda, secretário de saúde do Ceará, saiu daqui empolgado e vai levar a ideia para todos os secretários do Brasil”, afirmou Ernani.

O próximo evento será realizado no município de Picos (região sul do estado) provavelmente no mês de agosto.