Evento da Luta Antimanicomial em Araras em 27 e 28 de maio

14 votos

 VII Semana de Luta Antimanicomial do Curso de Psicologia da UNIARARAS terá como tema:
LOUCURA E CIDADE: DESAFIOS PARA A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO

 Vivemos tempos de intensa transformação no campo da saúde mental brasileira nas últimas décadas, em que podemos identificar avanços inéditos do processo de Reforma Psiquiátrica, sobretudo em relação ao papel do Estado brasileiro em sua consecução. Nestes últimos anos, podemos afirmar que um movimento político e popular iniciado no Brasil na década de 1970 alcança legitimidade institucional.
Nesse sentido, é motivo de grande satisfação a conquista de uma legislação em saúde mental que oriente as ações deste campo na direção da construção do cuidado em liberdade e da promoção de direitos e cidadania para os portadores de transtornos mentais. Mais que isso, asseguramos no âmbito das políticas públicas a inauguração de uma ampla rede de serviços substitutivos, comunitários e territoriais em todo o país que garantem novas possibilidades de vida aos cidadãos brasileiros que, devido às suas condições existenciais, foram condenados à institucionalização e ao abandono durante boa parte de nossa história.
 No entanto, entendemos que há ainda muito a fazer como exigência das transformações em curso e em nome de sua própria sustentabilidade. Dentre tantos desafios colocados por este processo complexo e que requer mudanças em diversos níveis da atenção, é notório que a necessidade de adequar a formação de profissionais da saúde às demandas contemporâneas do campo da saúde mental é uma ação estratégica para a Reforma em curso.
Pautando-se nesse entendimento, o Curso de Psicologia da UNIARARAS – Curso de Graduação que tem como uma de suas ênfases curriculares as Políticas de Saúde – mantem desde 2003 a realização de eventos gratuitos em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial que têm se constituído como fóruns privilegiados de debate sobre os temas nobres da Reforma para estudantes dos cursos do Centro Universitário como um todo e para profissionais da saúde e de demais áreas no Município de Araras e região.
Para 2009 propomos para este evento um amplo debate exatamente sobre os desafios que estão colocados aos profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a plena efetivação da Reforma Psiquiátrica brasileira na atualidade. Elegemos como tema “Loucura e cidade: desafios para a desinstitucionalização”, com o intuito de mapear os avanços já conquistados no plano das Políticas Públicas para voltarmos o olhar posteriormente para aquilo que temos de enfrentar como passos ainda difíceis de serem dados neste processo de transformação e que requerem, exatamente por sua dificuldade, o recrutamento de esforços múltiplos em uma rede intersetorial.

Após consulta à comunidade acadêmica de nossa instituição de ensino, apontamos como alguns destes desafios à plena efetivação da Reforma, os moradores dos hospitais psiquiátricos. Conforme os dados obtidos pelo Censo Psicossocial dos Moradores dos Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo constatou-se um total de 6349 pessoas que ainda vivem em hospitais psiquiátricos no Estado de São Paulo, sendo que 65% destas estão internadas há mais de dez anos (SES-SP, 2008).
Evidencia-se assim a necessidade de avançarmos ainda mais na construção de debates em torno dos eixos políticos, teóricos e éticos da desinstitucionalização, bem como validar os direitos de cidadania e as possibilidades emergentes de vida destas pessoas fora dos hospitais psiquiátricos, ou seja, habitarem a cidade. Segundo o Censo Psicossocial, 3150 moradores expressam o desejo de morar fora dos muros do hospital psiquiátrico. Este fato suscita e exige da sociedade civil respostas prementes e desafios para o sistema público de saúde e às políticas intersetoriais.
Pretendemos dessa maneira tanto contribuir para uma formação crítica, política e eticamente orientada pelos princípios da Reforma Psiquiátrica em curso em nosso país, por entendermos ser esta uma das missões da Universidade neste processo, quanto produzir oportunidades de debate para aqueles pontos que ainda desafiam as políticas públicas em seu enfrentamento e busca de resolutividade.

SES-SP. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Barros, S; Bichaff, R. (org) Desafios para a desinstitucionalização. Censo Psicossocial dos Moradores em Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo; 2008.
Prof. Dr. José Antonio Mendes
Reitor

Programação Científica
Data: 27/05/09
Local: Centro de Convivência do Idoso- Araras
Horário:19:00 horas
Abertura:
Profa. Ms. Cristina da Cruz Franchini
Coordenadora de Comunidade e Extensão da UNIARARAS

Profa. Dra. Rosana Riguetto Dias
Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIARARAS

Joelma Spineli
Discente do Curso de Psicologia da UNIARARAS

Horário: 19:30 horas

Mesa: “Do manicômio à cidade: políticas públicas para a desinstitucionalização.”

Profa. Dra. Regina Bichaff
Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Dra. Ivete Costa Cipolla
Secretária Municipal de Saúde de Rio Claro

Dr. Renato Benedito de Oliveira
Secretário Municipal de Saúde de Santa Gertrudes

Dra. Rita Pispico
Secretária Municipal de Saúde de Araras

Dr. Ademar Maia
Secretário Municipal de Saúde de Mogi Mirim

Data: 28/05/09
Local: Centro de Convivência do Idoso – Araras
Horário: 9:00 horas

Mesa Redonda: “As moradias como práticas de liberdade.”
Luiz Carlos Lourenço Sílvia                                                                                     Psicólogo, Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da USP e em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela FGV SP. Mestre em Enfermagem na área de Políticas Públicas de Saúde Mental pela EEUSP. Psicólogo do Hospital Vera Cruz.

Equipe das Residências Terapêuticas do Butantã

Geraldo Peixoto
Militante do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial

Dulce Edie Pedro dos Santos
Militante do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial

Coordenação
Eloísa Boppré
Discente do Curso de Psicologia da UNIARARAS

Horário: 19:00 horas
Local: Centro de Convivência do Idoso – Araras

Mesa Redonda: “Formação como dispositivo para a Reforma Psiquiátrica: Supervisão e Parceria Serviço Universidade.

Profa. Mirna Yamazato Koda
Psicóloga. Doutoranda em Psicologia Social pela USP, docente do Curso de Psicologia da Universidade São Francisco

Prof. Dr. Silvio Yasui
Psicólogo, docente do curso de Psicologia da UNESP-Assis, doutor em saúde pública pela ENSP-FIOCRUZ.

Coordenação
Camila Marchioni
Discente do Curso de Psicologia da UNIARARAS