Encontro de Parteiras Tradicionais Indígenas do Médio Purus

17 votos

A Associação das Mulheres Indígenas do Médio Purus, juntamente com o apoio do DSEI-Médio Rio Purus, da Secretaria Municipal de Saúde, da SEDUC, do Hospital de Câncer de Barretos, da Prefeitura Municipal de Lábrea e do CONDISI, tem o prazer de realizar nos dias 23, 24 e 25 de Julho de 2013, o II Encontro de Parteiras Tradicionais Indígenas do Médio Purus, com o objetivo de valorizar a cultura tradicional e orientar, no intuito de diminuir os riscos de complicações pós-parto e óbitos em recém nascidos.

Enfermeiras da SESAI e da Secretaria Municipal de Saúde, especializadas em obstetrícia, farão uma roda de conversa com as parteiras, onde ocorrerá trocas de experiências, esclarecimento de dúvidas e orientações relacionadas a esterilização, acompanhamento, saúde da mulher entre outros.

O Hospital do Câncer de Barretos participará com palestras sobre câncer e saúde da mulher.

As parteiras receberão um kit cedido pelo DSEI e pela KANINDÉ com materiais como luvas, avental, escova, touca, lenços e outros materiais que podem auxilia-las no momento do parto.

É notória a empolgação entre as convidadas que já chegaram para o encontro que, segundo Socorro Apurinã, se sentem mais valorizadas pelo trabalho.