Orientação farmacêutica de alta hospitalar aos pacientes transplantados

15 votos

A adesão do paciente ao tratamento medicamentoso pós transplante de coração e pulmão é essencial para evitar a rejeição e outras complicações. A conscientização da importância dos medicamentos no sucesso do tratamento é realizada pelo farmacêutico.

O objetivo principal é promover o uso racional dos medicamentos e o melhor entendimento do paciente sobre o seu tratamento, com consequente melhora na adesão dos pacientes a farmacoterapia, através da orientação de alta hospitalar.

Em 2008, para os pacientes adultos de transplante cardíaco e pulmonar, e posteriormente, em novembro de 2010, para os pacientes pediátricos de transplante cardíaco, iniciamos o projeto de orientação de alta hospitalar no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A orientação ao paciente transplantado e cuidador inicia-se durante a internação e segue até a primeira alta hospitalar. O farmacêutico realiza visitas, onde fornece material informativo e orientações sobre os medicamentos.

Desde o início do projeto até março de 2013, foram realizadas 88 altas de transplante cardíaco adulto, 48 altas de transplante pulmonar, e, 36 altas de transplante cardíaco pediátrico.
Como muitos estudos já demonstraram, atividades de atenção farmacêutica, como o de orientação de alta hospitalar, promovem o uso racional dos medicamentos e maior adesão ao tratamento medicamentoso.

Verificamos também o desenvolvimento do vínculo: paciente x farmacêutico, promovendo, juntamente com demais profissionais da equipe, a recuperação da saúde do paciente.

Responsáveis pela elaboração e execução do projeto: Mariana Cappelletti Galante, Ana Carolina Colmanetti Nogueira Garcia, Valter Garcia Santos, Lílian Calado Cavalcante Montano