Seleção de experiências inovadoras na área da atenção à saúde de adolescentes e jovens

12 votos

Já estão abertas as inscrições para a seleção de experiências inovadoras na área da atenção à saúde de adolescentes e jovens. Podem participar serviços do Sistema Único de Saúde ou de entidades vinculadas ao SUS que desenvolvam ações voltadas para esse público.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, o objetivo é identificar e valorizar ações para a melhoria da saúde dessa população. “Nós sabemos da importância de adolescentes e jovens terem acesso à orientação, à informação, às ações de prevenção de saúde. Por isso queremos dar oportunidade aos milhares de serviços que temos no país que estão desenvolvendo ações voltadas pra população adolescente e jovem”.

As experiências selecionadas serão reunidas no site do Laboratório de Inovação na Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens. Thereza de Lamare explica que a proposta é que o material fique a disposição dos gestores do SUS e sirva como modelo de boas práticas. Conseguir descobrir de que maneira os adolescentes brasileiros estão sendo atendidos é um dos objetivos. “O Brasil é muito grande, nós temos uma diversidade enorme. O atendimento do adolescente no Norte, na população ribeirinha, é diferente daquela prestada a um adolescente que está lá na região metropolitana”.

Edital – O edital de convocação está dividido em dois eixos temáticos. O primeiro contempla as boas práticas da atenção à saúde do jovem e do adolescente, envolvendo a melhoria e ampliação do acesso; melhoria da qualidade da atenção; saúde sexual e saúde reprodutiva; educação em sexualidade e planejamento reprodutivo; Rede Cegonha; Rede de Atenção Psicossocial; envolvimento de outros setores (intersetorialidade); programação e execução de recursos financeiros; práticas de difusão do conhecimento e da informação; e comunicação e integração entre os serviços.

O segundo eixo trata da participação juvenil, ou seja, experiências exitosas e inovadoras que promovam o protagonismo de adolescentes e jovens na atenção à saúde e que estejam passíveis de monitoramento da implementação pelo setor saúde por meio do SUS.

No ato da inscrição da experiência, o responsável deverá informar o eixo e a área em que se alinha seu trabalho e apresentar a anuência do gestor para sua inscrição. Posteriormente, será enviado um termo de consentimento para a divulgação do trabalho. As inscrições são online e vão até 12 de outubro.

A seleção dos trabalhos será feita pelo Grupo de Trabalho Saúde do Adolescente e Jovem (GTSAJ), instituído pelo Ministério da Saúde e OPAS Brasil.

Fonte: Blog da Saúde com informações de Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde