I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA-RS

11 votos

 I Seminário Internacional Interdisciplinar: Humanização em Saúde

A Comissão Organizadora do I Seminário Internacional Interdisciplinar: Humanização em Saúde compartilha a programação preliminar do evento, que será realizado no período de 03 a 05 de outubro de 2013, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, na cidade de Uruguaiana/RS.
  O I Seminário Internacional Interdisciplinar: Humanização em Saúde, busca sensibilizar e qualificar os participantes potencializando as ações de humanização nos serviços de saúde.
A temática escolhida foi a Humanização, por tratar-se de uma política importante para os serviços de saúde que são também cenários de prática da formação em saúde. Assim o evento buscará oportunizar momentos de reflexão, debate e construção de novos saberes e práticas em saúde. A humanização das ações e práticas de atenção em saúde está em discussão no mundo há muitas décadas, todavia nos últimos anos, vem ganhando destaque na literatura científica e em pesquisas voltadas às ciências da saúde.
Considerando esse contexto, entende-se que a humanização é uma ação complexa visto que o indivíduo não pode ser considerado humanizado somente pelo seu conhecimento, mas sim pela forma com que usa e aplica esse saber. Humanização é uma nova visão de atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando um trabalho qualificado.
Reafirma-se que a Humanização é nucleada por aspectos relacionados à formação profissional, suas implicações para a sociedade e desdobramentos no mundo do trabalho, em uma perspectiva de responsabilidade social e priorizando a atenção à saúde de qualidade, respeitando todos os aspectos humanos envolvidos, sustentados na Política Nacional de Humanização (PNH).
A PNH é uma política pública de saúde que tem como objetivo contribuir para  a transformação dos modelos tradicionais de gestão e atenção em saúde, estimulando as práticas de co-gestão dos processos de trabalho e atendendo as demandas manifestadas pelos usuários e trabalhadores dos serviços de saúde.
Este Seminário será palco para abertura do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE), uma parceria entre a UNIPAMPA e a Secretaria Municipal de Saúde, apoiados pelo Conselho Municipal de Saúde de Uruguaiana. O Pró-saúde constitui-se em um Programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo a mudança na

formação com foco à integração ensino-serviço-comunidade-gestão, visando atender as necessidades de saúde da população, qualificando a atenção e a formação dos profissionais da saúde, de acordo com as diretrizes do SUS.
Conta com o apoio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE), do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Redes de Atenção), do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC) e Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PROEXT/MEC/PISC), assim destaca-se a participação de estudantes, professores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e preceptores dos Serviços Atenção Básica, Hospital e Saúde Mental, com colaboradores do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana/RS e da Secretaria Municipal de Saúde.
As temáticas que serão debatidas são atuais e relevantes para o desenvolvimento de estudantes e profissionais da saúde para o fortalecimento do SUS.
Esperamos ter um evento dinâmico, desenvolvido através de mesas, de painéis, oficinas de trabalho e rodas de conversa.
Os resumos poderão ser enviados para as modalidades: Trabalho Científico ou Relato de Experiência e serão apresentados em forma de pôster.
Convidamos docentes, estudantes, gestores, profissionais da saúde e profissionais de outras e diversas áreas, usuários dos serviços de saúde e interessados na temática abordada, usuários dos serviços de saúde e todos os atores comprometidos com a saúde em nosso país a participarem deste importante momento.
Convidamos a todos a enviar seu resumo, auxiliando-nos a divulgação, mobilizando pessoas e principalmente nos honrando com sua presença.
Sintam-se desde já acolhidos em Uruguaiana, terra de baixas temperaturas, mas muito calor humano.
Recebam nosso caloroso abraço!

Comissão Organizadora do Evento.