Projeto Político regional CO

0 votos

ola pessoal, boa noite

conforme combinamos arquivei aqui na Comunidade o mais recente projeto político da regional centro-oeste..  no próximo dia 12 realizaremos reunião para rever esta proposta de trabalho, elaborada em dezembro do ano passado e já alterada algumas vezes neste ano.

o anexo arquivado foi revisto no dia 15 de maio. a partir desta data passamos por momentos que impactaram nosso processo de trabalho: 1) Catia Paranhos deixou a PNH (foi aprovada em concurso publico como professora da Psicologia Social da UFGD), 2) Carlos assumiu também atividades do programa SOS Emergência, 3) realizamos o seminário macrorregional centro-oeste.

estes eventos 3 eventos exigem novo reposicionamento do coletivo. no dia 12 conversaremos sobre tudo isso e com certeza novo projeto será postado aqui.

neste, como pode ser visto, fizemos um histórico inicial sobre os trabalhos realizados na regional desde 2004 quando Esther Vilela era a única consultora. a partir daí, novas pessoas passaram a compor o coletivo para enfrentar os desafios da região e muito fizemos até então:

3 cursos de apoiadores – no MT, MS e DF – dispararam os trabalhos do apoio intensivo em hospitais e maternidades, principalmente. tentamos apoiar coletivos de apoiadores formados – nos momentos pós-cursos – e sem sucesso. em geral, as pessoas ficam com dificuldades de manter as agendas.

costumamos dizer que o apoio integrado nos desintegrou. explico: antes do AI o coletivo assumia como responsabilidade de todos os 3 estados e o DF. a partir da necessidade de se ter referência estadual, precisamos abandonar agendas consideradas estratégicas por nós (segundo contexto/cenário) para garimpar regiões com pouca potência de assumir a PNH como política de gestão. aos poucos estamos desativando algumas destas insistências que não deram samba!!

no momento resolvemos apostar, além do apoio intensivo em colegiados gestores de serviços e regionais, na CTHMobSUS. esta camara técnica de humanização para a Mobilização em defesa do SUS, pretende enfrentar um dificuldade regional: incluir o usuário na conversa com trabalhadores e gestores. pensamos nesta estratégia comum para a regional. já disparamos estes encontros mensais nos estados de GO e MT que já estão com o segundo encontro agendado. esses encontros, por serem estratégicos (cuja pactuação tem envolvido Secretários e Superintendentes) tenho participado na condução da conversa, junto com as consultoras referências (GO, Olga; MT, Simone). cabe ressaltar que neste espaço de conversa temos chamado os grupos condutores das redes prioritárias e áreas temáticas estratégicas das SES e também apoiadores do MS, pois percebemos que estes grupos continuam trabalhando de forma isolada, sem incluir os demais e trabalhadores de serviços..

bem, postarei a seguir aqui na comunidade, uma apresentação que fizemos para o seminário regional sobre os 10 anos da PNH – no âmbito nacional e regional – segundo nossa leitura que deve ter deixado de incluir acontecimentos também importantes. o não apontamento deveu-se a falta de registros.

abraços a todos

beth mori

obs.. sabrina, amei sua postagem sobre os médicos cubanos. parabéns!!