Robert Whitaker no Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental e na ENSP

12 votos

Conferência aborda mentes mantidas à base de remédios

 

Medicalização e desmedicalização: ética e pesquisa em saúde mental será o tema da conferência proferida por Robert Whitaker no dia 10 de setembro, no salão internacional da ENSP, a partir das 13h30. O palestrante é um premiado jornalista com textos publicados em medicina, ciência e história, com destaque para a questão da ‘epidemia’ de desordens mentais e como as companhias farmacêuticas lucram ao venderem drogas que tornam as pessoas mais enfermas. A atividade, promovida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) – que tem como presidente o pesquisador da ENSP Paulo Amarante –, será aberta a todos os interessados e transmitida pelo Portal da Escola, com tradução simultânea.

 

Robert Whitaker escreveu numerosos artigos premiados sobre saúde mental e a indústria farmacêutica. Em 1998, foi coautor de uma série de artigos acerca da investigação psiquiátrica para o jornal Boston Globe, que o levou a ser finalista do Prêmio Pulitzer de Serviço Público em 1999. Seu livro Anatomy of an Epidemic ganhou, em 2010, o prêmio de melhor livro de jornalismo investigativo nos Estados Unidos. Nessa publicação, Whitaker investiga questões como as razões para que o número de pessoas incapacitadas por doença mental tenha triplicado nos Estados Unidos nas últimas duas décadas. Entre os prêmios recebidos estão os George Polk Award for Medical Writing e o National Association of Science Writers’ Science in Society Journalism Award, por artigos publicados em revistas.

 

É autor de quatro livros: Mad in America; The Mapmaker's Wife; On the Laps of Gods; e Anatomy of an Epidemic. Atualmente, segue engajado em uma linha de pesquisa que analisa de que forma a indústria de remédios psiquiátricos está colocando em risco a população americana ao encobrir casos não relatados de sofrimento, angústia e enfermidade originados pelos medicamentos antidepressivos e antipsicóticos, amplamente prescritos pelos médicos.

 

Whitaker estará no Brasil participando ainda do I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mentalrealizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), que ocorrerá de 5 a 7 de setembro, em São Paulo.

 

  https://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33475