Relato de Experiência Atividade Educativa em Empresa De Mulher para Mulher – Outubro Rosa

12 votos

 

Rosangela da Silva ¹

Eides Roberta Pereira Mihalski ²

Rosa Maria da Costa ³

Maria Cristina Pereira Lima4

 

A reorganização das práticas de atenção à saúde vem contribuindo constantemente na construção de novas bases de ações e automaticamente “descontruindo” o modelo tradicional favorecendo assim a melhoria na qualidade da assistência em saúde. Esta nova estratégia permite a aproximação do profissional de saúde à família e consequentemente a melhoria da qualidade de vida do individuo. Nestas diretrizes a ESF (Estratégia de Saúde da Família) vem buscando priorizar ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e continua. A educação em saúde nesta pratica ocupa um espaço de discussões e reflexões entre os profissionais de saúde e ganha seu espaço nas ações de assistência a saúde do individuo, família e coletividade. Não se pode pensar em saúde sem relacionar a qualidade de vida da pessoa e isto implica em realizar atividades educativas como um processo que favoreça condições de exercer maior controle sobre a saúde do individuo e o meio ao qual está inserido. A interseção entre o indivíduo e o profissional de saúde torna-se fundamental na proposta pedagógica das praticas educativas em saúde, proporcionando a educação em saúde uma metodologia que reorienta as diversidades de praticas realizadas, propiciando um instrumento de construção e participação popular, intervindo na vida cotidiana das famílias e o meio social ao qual ela esta inserida. É nesta lógica que os profissionais de saúde inseridos na ESF da área 022 da UBS Votorantim- Itajaí/SC, vem balizando suas ações em saúde a sua população adscrita.  No dia 26 de outubro de 2012, as 14: 00 horas em uma fabrica de montagem de sacolas de papelão, foi realizada ação educativa as trabalhadoras sobre saúde da mulher, sendo que este mês é reconhecido nacionalmente como “Outubro Rosa”.Os temas abordados nesta atividade contemplou anatomia do aparelho reprodutor feminino, fisiologia do ciclo menstrual, importância e técnica do auto exame de mama, realização de forma sistemática do exame de preventivo do câncer de colo uterino, métodos contraceptivos disponíveis na UBS e o uso correto do preservativo masculino e feminino. Esta atividade contou com a participação de 16 trabalhadoras.

Entendemos que as ações educativas como forma do cuidado em saúde facilita a construção de saúde compartilhada, percebendo as varias formas do auto cuidado bem como auxilia o profissional de saúde a identificar estratégias facilitadoras na construção do conhecimento. As ações pedagógicas e formadoras são capazes de aprovisionar instrumentos transformadores na saúde de grupos populacionais, por conseguinte o profissional de saúde que compõe uma equipe de ESF aprende que a interação entre os atores sociais permite à visualização da complexidade deste universo que confere as diversas interfaces com os quais se deve interagir no intuito de transformar à lógica que domina em uma nova dinâmica e sua realidade. Não é suficiente proporcionar a educação dentro da ESF, mas devemos enquanto profissionais de saúde avaliar constantemente as dificuldades e desafios existentes neste eixo transformador. O profissional de saúde, o usuário e o gestor precisam trabalhar juntos com escopo de vislumbrar a importância e o desafio desta nova pratica.

 

 

______________________________________________________________________

1-      Rosangela da Silva, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, área 022, Município de Itajaí-SC

2-      Eides Roberta Pereira Mihalski, Agente Comunitária de Saúde da equipe de Estategia de Saúde da Família da área 022, Município de Itajaí-SC

3-      Rosa Maria da Costa, Agente Comunitária de Saúde da equipe de Estategia de Saúde da Família da área 022, Município de Itajaí-SC.

4-      Maria Cristina Pereira Lima, Agente Comunitária de Saúde da equipe de Estategia de Saúde da Família da área 022, Município de Itajaí-SC.