A PREVENÇÃO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE E AS PRÁTICAS DO PSICÓLOGO ¹

15 votos

¹ Texto elaborado pelos acadêmicos Dalvane Pohlmann, Graciella Borba e Kimberllin Soares, para a disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde, ministrada pelo Prof. Me. Douglas Casaroto, no Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria – FISMA.

Este texto tem o objetivo de comparar a prevenção e a promoção da saúde, fazendo uma relação com as práticas do psicólogo na área da saúde.
Cezeresnia, citando Leavell & Clarck (1976:17), define a prevenção da saúde como: “ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença”. Assim, a prevenção da saúde consiste intervenções que objetivam evitar o surgimento de doenças, procurando trabalhar com grupos de risco e utilizando uma abordagem direta e persuasiva, o que diminui a incidência e prevalência de enfermidades nas populações. Sinteticamente, a prevenção tem como foco doenças específicas, objetiva reduzir a sua incidência, exige ações antecipatórias e se baseia no conhecimento epidemiológico.
A promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade, ela transcende a concepção de prevenção e visa o emulsionamento da saúde e bem-estar em geral, assim não se dirigindo a uma doença específica. Suas estratégias proporcionam o aumento das condições de vida como um todo, em níveis sociais, pessoais e físicos, trazendo o conceito de um ser biopsicossocial. Sendo a responsabilidade da promoção da saúde de vários setores, sempre na busca do bem-estar universal.
As práticas da psicologia são um importante espaço de promoção e manutenção da saúde, assim como a prevenção e o tratamento das doenças. As práticas estão diretamente ligadas à percepção que se tem de saúde, quadro que só será plenamente desenvolvido quando o conceito de saúde estiver entendido em sua magnitude. A psicologia ainda tem deficiência sob este aspecto, sendo que ela normalmente inicia-se na formação do profissional em relação á área da saúde, vez que uma visão demasiadamente clínica ainda impera, fazendo com que seu campo de trabalho ainda não esteja completamente desvendado.
Fatores como a interdisciplinaridade têm sido cruciais para as práticas do psicólogo na área, pois somente com uma visão completa do ser humano pode-se atingi-lo como um todo. A sua inclusão na saúde pode-se atribuir características de cuidado, humanização e qualificação da atenção à saúde, possuindo ligação à prática educativa para habilitação da sociedade em conjunto aos seus semelhantes.

Referências Bibliográficas

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Manual técnico de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar.  Disponível: < https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:psVN7r9-MygJ:www.ans.gov.br/portal/upload/biblioteca/manual_ans.pdf+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br > Acesso em: 02 set 2013.

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. Disponível: < https://www.nuteds.ufc.br/curso/cesf/part_soc/aula_01/material_complementar/AULA_01_conceito_de_saude_e_diferenca_promocao_e_prevencao%5B1%5D.pdf > Acesso em: 02 set 2013.

ROCHA, Bianca Ferreira; SANTOS, João Henrique de Sousa. A Psicologia em práticas de saúde. Disponível: < https://www.pucminas.br/proex/hotsite/relatorio_pratica/apsicologia.html > Acesso em: 02 set 2013.