Estudo da equipe do HSE será apresentado em Congresso Internacional de Neurocirurgiões na Califórnia

10 votos

        O Neurocirurgião Dr. José Carlos Lynch, Chefe do Setor de Neurocirurgia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HSE), é o convidado brasileiro do Congresso Internacional de Neurocirurgiões, Encontro Anual de 2013 e o mais importante da especialidade, que será realizado em São Francisco, na Califórnia, de 19 a 23 de outubro.

      O foco principal do Congresso é o de apresentar a evolução da neurocirurgia e mostrar os mais recentes avanços e tecnologias da especialidade. Dentre os destaques, está o estudo Meningiomas do Forâmen Magno, que coloca o Brasil em posição de destaque na dinâmica de soluções neurocirúrgicas, tanto em hospital público (HSE) quanto no privado, como Rede São Luis – D´OR de hospitais. Sobretudo, por se tratar de técnica cirúrgica menos invasiva e agressiva, quando comparada às técnicas convencionais.

        O encontro internacional reunirá as novas técnicas e práticas cirúrgicas e estratégias para evitar, também, como gerir complicações intraoperatórias. Especialistas irão fornecer informações com exibição de vídeos em 3D, facilitando assim a apresentação dos exemplos operatórios.

       O médico, José Carlos Lynch, edita os arquivos brasileiros de neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Sociedades de Neurocirurgia de Língua Portuguesa. E o recente estudo foi publicados na revista da Neurosurgical Society, em sua edição eletrônica mais recente, e cita detalhes dos trabalhos realizados pelas equipes do neurocirurgião Dr. José Carlos Lynch.

       No destaque do estudo, que será apresentado no Congresso Internacional, o tema Meningiomas do Forâmen Magno descreve técnica microcirúrgica e os seus resultados no pós-operatório em 12 (doze) pacientes operados no HSE, como também em clínicas privadas.

       Trata-se de uma série de procedimentos realizados entre os anos de 1986 e 2011 para a remoção de meningiomas do tipo: forâmen magno, o que resultou na preservação do côndilo occipital – que é a formação óssea da base do crânio -, em todos os pacientes operados com sucesso.

       Neste estudo, foi concluído que o método empregado permitiu a remoção total dos tumores, comprovando a sua segurança e eficácia, conferindo aos pacientes e observação da não recorrência nos casos citados, como também de uma sobrevida. A equipe médica do Dr. Lynch envolvida é composta pelos neurocirurgiões, Vicente Temponi, João Cláudio Emmerich, Celestino Esteves Pereira, e Mariângela Barbi Gonçalves.