Paulo Vannuchi na abertura do Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental da ABRASME

10 votos

 

 

 

 

Uma pequena amostra da fala de Paulo Vannuchi, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, no Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental da ABRASME em São Paulo.

 

 

São Paulo sediou nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2013, o Fórum de direitos Humanos e Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental.

Como disse Paulo Amarante, presidente da ABRASME, na carta de boas vindas aos participantes, o objetivo foi "debater com os diferentes atores, as questões referentes aos direitos humanos e a saúde mental em suas implicações transversais com os temas da população de rua, política nacional sobre crack e outras drogas, reforma psiquiátrica, rede de atenção psicossocial, política de encarceramento, saúde e violência em relação à juventude negra, cultura e economia solidária, democratização da comunicação, movimentos sociais, entre outros".

O movimento das Madres de Plaza de Mayo abriu caminho para a discussão sobre os direitos humanos por meio de de congressos de saúde mental na América Latina. E este fórum se inseriu nesta tradição.

"No Brasil, o Fórum avança na Luta Antimanicomial e na construção do SUS, iniciadas em fins da década de setenta pelos diferentes movimentos no contexto de uma luta mais ampla pela democratização do Estado brasileiro."