Aleitamento Materno: importância e benefícios, com abordagem multiprofissional em Unidades de Estratégia de Saúde da Família.

13 votos

Equipe de Estratégia de Saúde da Família de Manguabeira Macaíba-RNMomento BelezariaApresentação dialogada com grávidas e puérperasEducação BucalIntrodução:
Esta intervenção foi realizada durante o Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, desenvolvida pelas doutorandas Ana Cláudia Moraes Medeiros, Paula Alves de Freitas e Poliana Marise de Oliveira Cardoso, do 9º período, realizada na Unidade Básica de Saúde de Mangabeira, em Macaíba – Grande Natal/Rio Grande do Norte (RN), coordenado pela profª Dra Ana Tania Lopes Sampaio, sob a tutoria da Profª Vilani Medeiros, preceptoria do médico Yuri Guilherme Costa e da Enfermeira Nayara Buccos.
A Estratégia Saúde da Família de Mangabeira é situada na zona rural de Macaíba e é composta por apenas 1 equipe de saúde, formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem, 1 dentista, 1 auxiliar de dentista, 2 agentes comunitários de saúde e 1 auxiliar de serviços gerais. A equipe é responsável por 2 microáreas. Uma delas, com população adscrita de 701 usuários e a outra com 750 pessoas.
Durante as vivências realizadas na comunidade e na unidade de saúde, tais como estudo de demanda, territorialização, visita domiciliar, roda de cogestão e atendimentos médicos e de enfermagem, notamos a problemática envolvendo a baixa adesão das mães, especialmente jovens, à prática do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, o que demonstra um importante problema que repercute na saúde do bebê.
Problema:
Grande número de grávidas jovens e adolescentes e a grande quantidade de atendimentos a lactentes menores de 06 meses que não estavam em aleitamento materno exclusivo e que iam às consultas com diarréia e infecções de vias aéreas superiores. 

Justificativa:
Garantir o sucesso do aleitamento materno pelo tempo recomendado é um dos grandes desafios nos países subdensenvolvidos e em desenvolvimento, visto a arma poderosa que se constitui o leite materno contra a desnutrição e a mortalidade infantil. O leite materno possui benefícios não só para o bebê, mas também para a mãe e para a família. Mas para o bebê as vantagens são determinantes, havendo menos chance de inefecções nos primeiros anos de vida (diarréia, otites, pneumonias), menor chance de anemia e outras deficiências nutricionais, menor chance de doenças alérgicas durante a infência e até mesmo, menor risco de diabetes, hipertensção arterial e obesidade na idade adulta parecem ser resultados do leite materno. Diante disso, no contexto da estratégia de saúde família se faz necessária intervenções que busquem informar as grávidas e puérperas quanto aos enormes benefícios do aleitamento materno.

Público-alvo:
Grávidas e puérperas de Manganbeira, além de todas as mães e puérperas da região circunvizinha, incluindo as de Unidade de Ferreiro Torto, Shalom, Guarapes e da comunidade de Barro Branco.

Objetivos:
Conscientizar e levar educação sobre os benefícios oriundos do aleitamento materno.
Estimular a doação de leite.
Promover um momento de relaxamento, de lazer para as mães, além de proporcionar momento de auto-estima e bem-estar.
Disponibilizar triagem de doenças sexualmente transmissíveis, possibilitando o diagnóstico precoce e orientação acerca do tema, além de atualizar o cartão vacinal.
Estimular a higiene bucal e promover uma triagem, identificando afecções odontológicas.

Metodologia da intervenção:
Fomos na Secretaria de Saúde e na Prefeitura Municipal de Macaíba atrás de conseguir tendas, cadeiras, mesas,  equipamento de som e microfone, carro de som para o anúncio da ação nas comunidades, faixas, panfletos, brindes, transporte para as gestantes das outras unidades, profissionais do curso profissionalizante do Senac para corte e maquiagem, lanche, descartáveis, data show.
Primeiro houve uma triagem, na qual os agentes comunitários de saúde explicaram todo o cronograma da intervenção, distribuiram panfletos informativos sobre o aleitamento, e verificaram a pressão arterial de todas as participantes.  Após a triagem, nós, doutorandas, realizamos uma exposição dialogada sobre aleitamento e seus benefícios para a mãe, o bebê e a família, baseada no livro da médica Carolina Damásio, “A Arte de Nascer”. Iniciamos com uma canção de ninar, momento em que as mamães acariciaram as suas barrigas, estimulando o vínculo mãe-filho; depois, realizamos uma exposição dialogada, sobre os benefícios do leite materno, cuidados com o mamilo, e o esclarecimento de alguns mitos e dúvidas sobre amamentação. Além de incentivar a doação de leite materno, ensinar como fazer o desmame e a forma correta de armazenamento.  Logo após, os dentistas das unidades realizaram uma exposição dialogada sobre os benefícios do leite materno para o desenvolvimento da face e dentes. Por fim, sorteamos brindes e distribuimos um lanche. Após isso, as mulheres seguiram para os setores de: testes rápidos diagnósticos para sífilis e HIV, atualização do cartão de vacina, triagem nutricional (peso e IMC), triagem odontológica e prática de escovação (após a triagem, as que necessitassem de atendimento, já sairíam com o dia da consulta marcada), espaço de belezaria, onde foi oferecido corte de cabelo e maquiagem para as mulheres.

Resultados e conclusão:
Por fim, após muito empenho e trabalho, conseguimos realizar a nossa intervenção. Tudo saiu como planejamos, com exceção de algumas pequenas intecorrências, como a falta de energia, que impossibilitou o uso do microfone. No total, compareceram cerca de 60 mulheres, entre gestantes e puérperas, além de várias crianças que acompanharam as mães.
As mulheres foram bastante participativas, tanto na nossa exposição dialogada quanto nas informações e orientações dada pelos dentistas, muitas tiraram dúvidas e participaram ativamente. Ficamos extremamente felizes com o resultado, sendo este dia o ponto alto do nosso internato, o dia mais especial dessas 07 semanas, quando sentimos que realmente estávamos deixando alguma contribuição para todas aquelas comunidades. Foi muito gratificante saber que Mangabeira não foi a única comunidade agraciada.

Referências:
1. Santos, CAD. A arte de nascer. ISBN: 978-85-9107881-0-3. Pág.53-62.