crônica da vida cotidiana na RHS IV – o cuidado sem fronteiras

10 votos

https://highlike.org/cecelia-webber-2/

 

A vida imita a arte. Um outro mundo é possível. A arte o explicita incessantemente. Só não vê quem não quer, ou não pode.

Márcia Moraes, psicóloga com mestrado em psicologia da arte, postou um filme de Artur Zmijewski na RHS nesta semana. 

Aquilo que é objeto de nossa militancia diária em rede e nas práticas de um SUS que dá certo, o cuidado humanizado, é materializado neste filme. O ideário da política de humanização, no que toca ao cuidado em saúde, parece comparecer nas cenas de impressionante beleza, delicadeza e afeto para com o outro.

A saber: a arte da composição, lembrada por Pablo Dias Fortes em seu comentário no post de Márcia, composição levada à sua expressão mais radical, física, quando o cuidador empresta literalmente seus membros àquele que os perdeu. O aumento da potência na mistura dos corpos é evidente e nos emociona. 

O efeito de contágio na relação com o outro como produtor de cuidado humanizado. A horizontalidade e a lateralidade que produzem a implicação.

E outras dimensões que mais olhares podem captar ao ver o filme:

https://redehumanizasus.net/65774-olho-para-um-olho

 

A inseparabilidade entre amor e trabalho coletivo também é tematizada no post de Luciane Réggio ( Rio Grande do Sul ) sobre a economia solidária como forma de resgate de outras possibilidades de vida.

https://redehumanizasus.net/65777-economia-solidaria-amor-e-trabalho-coletivo

 

Mais trabalho coletivo na forma da potência das equipes transdisciplinares no post de Emília Alves de Souza ( Piauí ):

https://redehumanizasus.net/65766-a-importancia-da-equipe-multidisciplinar-na-solucao-do-caso-do-fran

 

O Núcleo de Redes Sociais do Distrito Federal, de olho na produção e ativação dos processos de comunidade, chama para o Primeiro Encontro das Redes Sociais do Distrito Federal em:

https://redehumanizasus.net/65290-i-encontro-de-redes-sociais-do-df