Ainda dá tempo de mostrar o que acontece na Atenção Básica brasileira!

11 votos

Prazo para inscrição de relatos de experiências para a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família foi prorrogado para o dia 30 de setembro.

Mais de 1500 trabalhos, de todos os estados da federação, foram inscritos até esse dia 15 de setembro na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica – Saúde da Família. O evento acontece em março do ano que vem, em Brasília, e conta nessa edição com uma série de inovações.

A primeira delas é a “etapa virtual” da Mostra, que acontece na Comunidade de Práticas da Atenção Básica. Com essa etapa, todas as experiências inscritas já estão disponíveis para visualização e discussão na internet. No último dia 8 de setembro, entrou no ar uma nova versão da Comunidade de Práticas, com muito mais ferramentas de interação. Esse foi um dos motivos que levou a Comissão Organizadora a prorrogar o prazo de inscrições, para que ninguém tenha ficado prejudicado com a mudança.

A segunda, e talvez a mais importante, foi a introdução de um processo de Curadoria da Mostra. Para isso, foram selecionados mais de 100 curadores voluntários, entre trabalhadores da Atenção Básica, estudantes de graduação e pós-graduação e professores, cuja tarefa é dialogar com os autores sobre os relatos, tentando ajudar na melhor forma de mostrar a experiência.

Com o adiamento do prazo de inscrições, a Comissão Organizadora espera que novos relatos venham a se somar e compor um banco de práticas que, além de compor o acervo da mostra, possa ter um valor de uso para os trabalhadores da Atenção Básica interessados em conhecer como outras equipes enfrentaram problemas e encontraram soluções para o cotidiano do trabalho em Saúde.

Para Felipe Cavalcanti, coordenador da IV Mostra, “temos a expectativa que além das várias experiências exitosas, os trabalhadores e gestores se motivem a também relatar situações problemáticas, experiências que não saíram conforme o planejado. Acreditamos que a análise desses problemas, em um ambiente composto por colegas trabalhadores, pode ser de grande valia para o aperfeiçoamento do SUS. E para aqueles que não se sintam confortáveis em redigir os relatos, terão o apoio da equipe de Curadoria. Teremos um grande evento em março!”.

O novo prazo de inscrições se encerra no próximo dia 30 de setembro. Não perca tempo e venha você também nos dizer o que você conta do que você faz!

Inscrições no site: www.mostrasaude.net

Contamos com sua participação!

Equipe de organização da IV Mostra de experiências em Atenção Básica/Saúde da Família