Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência é tema de seminário hoje em Curitiba

15 votos

 

Acontece hoje 17 09 2013 em Curitiba o seminário que reúne profissionais das mais diversas áreas que trabalham com a temática da violência no sul do Brasil. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, bem como alguns participantes de São Paulo e Minas Gerais.

O encontro iniciou hoje a tarde com uma série de oficinas discutindo a temática da violência nas mais diversas abordagens. A PNH contribuiu na condução de uma destas oficinas: A POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO E O ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA, tendo como facilitadoras Ana Rita Trajano e Patrícia de Souza Campos Silva.

Na oficina após uma rodada de apresentações e exposição das expectativas de cada participante da roda, utilizamos tarjetas para dar visibilidade ao grupo sobre o conceito de humanização que cada um trouxe em sua bagagem. Montamos um mapa com as ideias de todos e fomos agrupando os semelhantes. Em seguida trouxemos as definições para a roda: questões como o direito e a igualdade de direito foram temas muito debatidos, além de acolhimento, cuidado, rede, questões sobre a luta pela igualdade racial, situações de violência na saúde, o direito a escolha da mulher na hora do parto, direito a acompanhante no parto, entre outras.

Ao mesmo tempo que a palavra circulou amplamente na roda fomos também trazendo elementos da PNH para a conversa como princípios e diretrizes da política de humanização da atenção e gestão do SUS e também os dispositivos.

Apresentamos também a Rede Humanizasus a todos os participantes, navegamos pela página on line, além de uma breve explicação de como se cadastrar, publicar posts com imagens e videos.

O grupo gostou muito da área de videos do concurso Faço parte de SUS que dá certo.

A avaliação dos participantes foi bem interessante, no sentido de ampliarem sua rede de contato através da RHS. Acreditamos que em breve teremos novos integrantes desta rede.