Conferências Locais e Distrital DSEI Araguaia

0 votos

Boa noite,

A Conferência Distrital do DSEI Araguaia foi a 3º dos 34 DSEI's a ser realizada. Foi um momento diferente, único e muito trabalhoso para mim…rsrs…

Realizamos 4 Reuniões locais em aldeias maiores e estratégicas. Uma em cada pólo de atendimento. Ficamos 21 dias percorrendo nossas aldeias devido a distância entre elas. Foram 2 dias para cada local e um período grande de deslocamento.

 

A nossa III Conferência Distrital foi realizada entre os dias 12 à 15/08/2013.

No dia 12 no período da noite realizamos a cerimônia de abertura, com composição da mesa de autoridades, falas e apresentação de grupos de dança indígena tradicional e de Free steep.

Do dia 13 à 15 entramos diretamente nos trabalhos. Fizemos uma explanação dos conteúdos dos Eixos Temáticos e já fomos diretamente para os grupos. Tanto nas locais quanto na Distrital procuramos a paritariedade dentro dos grupos (usuários 50%, trabalhadores 25% e gestores 25%). Tentamos chegar o mais perto da perfeição…

Eu como relator geral, palestrante, secretário e organizador, tive a preocupação de documentar tudo e apresentar para os participantes, sempre preocupado em expor a todos a essência das propostas e diretrizes para que não fizessem comentários sobre manipulação de conteúdo.

Particularmente eu adorei participar destes momentos e aprendi muito, conseguindo visualizar o que ainda não temos, o que temos mais não funciona e o que precisa fazer para melhorar.

A minha participação foi tão intensa que até mesmo fui eleito delegado para participar da V Conferência Nacional em novembro.

Aliás, tivemos uma reclamação realizada em coro. Foi quando o conteúdo aprovado na IV Conferência Nacional. Segundo alguns indígenas uma boa parte do que foi aprovado não foi contemplado até hoje. Então tomem cuidado em construir diretrizes com propostas que já foram aprovadas há 4 anos atrás…rsrsrs

 

Um abraço e espero que minha contribuição tenha sido pertinente.