ENTREVISTA: MAURO SERAPIONI FALA DO SEMINÁRIO 25 ANOS DO DIREITO À SAÚDE

10 votos

Em 2013, a Constituição Federal brasileira completa 25 anos e, para marcar a data, o Lappis realiza o Seminário 25 Anos do Direito à Saúde.  O Professor Mauro Serapioni (CES/UC), um dos debatedores, fala sobre as expectativas para o evento.

O Seminário 25 Anos do Direito à Saúde será nos dias 26 e 27 de setembro, no Auditório do IMS/Uerj com o tema Integralidade, Responsabilidade e Interdisciplinaridade – Afinal, do que se trata?, com o objetivo de refletir sobre os diferentes arranjos, estratégias, desafios e processos de efetivação do direito à saúde no Brasil nos últimos 25 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de setembro de 2013, no hot site do evento, disponível no portal LappisConfira a programação.

Leia a entrevista na íntegra.

BoletIN – Na sua opinião, qual a importância da discussão promovida por um evento como o Seminário 25 Anos do Direito à Saúde: Integralidade, Responsabilidade e Interdisciplinaridade – Afinal, do que se trata?
Mauro Serapioni – Todos os eventos que visam analisar criticamente o estado da arte dos direitos dos cidadãos nos sistemas de saúde são importantíssimos e sempre bem-vindos. Apesar dos grandes avanços, sobretudo nas políticas de inclusão sociais implementadas nos últimos 10 anos, ainda são visíveis desigualdades sociais e geográficas de saúde. Esta situação obviamente chama em causa também o mundo acadêmico e da investigação cientifica para dar sua contribuição teórica e metodológica para a resolução ou pelo menos, para a redução de tais disparidades. A UERJ e a FGV está respondendo a este grande desafio, na ocasião do 25º aniversario do SUS.

BoletIN – Durante o Seminário dos 25 anos de Direito à saúde, o sr vai estar presente na mesa de debates ” Saúde, Sociedade e Direitos “. Como o Sr. pretende abordar o assunto?
Mauro Serapioni – Eu apresentarei o olhar da sociologia da saúde sobre Sistemas de saúde, Cidadania e Participação Cidadã, realçando a importância da relação entre direitos, cidadania e participação. Nesse sentido, enfocarei as potencialidades da participação, mas também as limitações e os desafios.

BoletIN – Como o sr vê o ingresso na justiça, como instrumento para a efetivação da saúde como direito?
Mauro Serapioni – Trata-se de um tema muito complexo e nós na Europa temos pouca experiência nesse assunto. Caberia perguntar-se: todos os cidadãos têm a possibilidade (ou seja o capital social) para entrar na justiça ou somente as categorias e grupos sociais abastados? Outra questão crítica seria: este instrumento não é suscitável de prejudicar a ação dos que deveriam planejar e gerenciar os serviços de saúde em favor dos diversos grupos sociais e da coletividade? Ou seja, não há o risco de tornar-se uma estratégia de intervenção mais voltada para o individual e menos para o coletivo?

BoletIN – Para concluir, qual sua expectativa para o Seminário dos 25 anos do direito à saúde?
Mauro Serapioni – Tenho certeza que o Seminário representará um excelente fórum de discussão e análise dos temas referentes à Direito, Cidadania e Integralidade da atenção a saúde, mobilizando a experiência e o conhecimento interdisciplinar desenvolvido seja no mundo acadêmico e seja no âmbito das instituições públicas que se preocupam da saúde dos cidadãos (Ministério de Saúde e outros entes), assim como a expertise dos mesmos profissionais de saúde.

Informações gerais:

Atividade: Seminário 25 Anos do Direito à Saúde: Integralidade, Responsabilidade e Interdisciplinaridade – Afinal, do que se trata?
Local: Auditório do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, 6º andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ
Inscrições: Gratuitas, até 23 de setembro de 2013, no hot site do evento, disponível em www.lappis.org.br
Contato: (21) 2567-7086 /  [email protected]