“Waiting”, a Espera

14 votos

 

A fotógrafa russa Jana Romanova realizou um ensaio fotográfico com fotos de casais grávidos. Iniciou sua série fotografando alguns casais de amigos dormindo em seus próprios quartos, de manhã bem cedo.

O projeto foi crescendo, até que, então, ela procurou mais casais que se interessassem em participar, completando quarenta casais, um para cada semana de gravidez.

"Todas as pessoas esperam de uma maneira diferente. Especialmente quando elas vão ter um bebê. Para começar – dar a luz a uma criança está na natureza de uma mulher. Uma vez que ela ficou grávida, está pronta para ser mãe. Normalmente, essa força é mais forte que todos os pensamentos e hesitações, e, durante a gravidez, sua mente muda, tanto quanto o seu corpo. Mas quando se trata de um homem, há sempre uma pergunta. Hormônios não afetam seu comportamento e não há uma pequena vida crescendo dentro de si, durante nove meses. Esperar uma criança é algo social ou natural para um homem, em nosso mundo? O que é especial em sua espera? Todas as imagens deste projeto foram feitas durante a madrugada, quando os casais estão dormindo ou cochilando, e realmente não se preocupam com sua aparência, e pode-se ver melhor a atitude de uns em relação aos outros e a esse pequeno milagre que está crescendo dentro de sua família."

Num determinado momento, Romanova observou que quase todos os casais que concordaram em participar do projeto tinham entre 20 e 30 anos de idade, o que acrescentou outro sentido: "Isso significa que eles pertencem à última geração que nasceu antes da queda da União Soviética, fato que seus filhos vão saber só a partir dos livros de história. Então, de repente, todo o projeto se tornou não apenas um catálogo de pessoas dormindo em poses diferentes, mas também um retrato de uma geração de jovens famílias nas grandes cidades da Rússia moderna".

https://www.viewbookphotostory.com/2010/09/30/waiting-2/