Blog da Clínica da Família Santa Marta – www.psfsantamarta.blogspot.com.br

10 votos

As mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, que ocorreram no mundo desde o século XIX e que se intensificaram no século passado, produziram alterações significativas para a vida em sociedade. Ao mesmo tempo, tem-se a criação de tecnologias cada vez mais precisas e sofisticadas em todas as atividades humanas e o aumento dos desafios e dos impasses colocados ao viver. A saúde, sendo uma esfera da vida de homens e mulheres em toda sua diversidade e singularidade, não permaneceu fora do desenrolar das mudanças da sociedade nesse período. O processo de transformação da sociedade é também o processo de transformação da saúde e dos problemas sanitários.
Nesse contexto a Estratégia Saúde da Família pretende expandir e qualificar a atenção básica, com novas possibilidades de atenção à saúde e cuidado integral, atuando junto a comunidade. A Clínica de Saúde da Família da Comunidade Santa Marta, localizada no Bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, foi implantada em maio de 2009. Logo após a territorialização, cadastramento e inicio das atividades curativas surgiu na equipe a idéia de se criar uma rede social que ajudasse a aproximar a equipe de saúde da comunidade.
Aproveitando a era da informática a Equipe de Saúde da Família da Comunidade Santa Marta criou um Blog. O Blog www.psfsantamarta.blogspot.com.br , tem por objetivo divulgar atividades realizadas pela equipe de saúde, divulgar assuntos relacionados a comunidade, abordar assuntos de saúde em geral servindo assim de um instrumento de promoção de saúde.
Durante o período que esta no ar foram feitas mais de 700 postagens e o número de acessos superou os 220.000. Vale lembrar que a divulgação é feita pelos próprios profissionais de saúde dentro e fora da unidade, através de cartazes, divulgação na rádio comunitária e na associação de moradores.