crônica da vida cotidiana na RHS – 28 de setembro de 2013

14 votos

PINA BAUSCH
HIGHLIKE https://highlike.org

 

 

“Sonhava que haviam de ser perfeitas as mulheres por serem escolhidas para a maternidade, a construírem pessoas dentro de si. As mulheres construíam as pessoas meticulosamente, sem sequer olharem ou se preocuparem demasiado com isso. Construíam-lhes cada osso, cada veia e cada fio de cabelo. E depois abanavam-se e provocavam o embalo das águas interiores que suavemente desenhavam os dedos das pessoas a construir. O Crisóstomo pensava que as mulheres assinavam cada filho. Assinavam na pele de cada filho, nunca repetindo entre elas os códigos com que para sempre distinguiam uma a uma, as pessoas que construíam. O Crisóstomo pensava que a construção acontecia como no mar profundo e que as mulheres eram profundas e os filhos seres de água. Ele sonhava que sob o barco vagavam na água escura da noite milhões de filhos enroscados sobre si mesmos à espera do milagre do chamamento das mulheres”

( O Filho de Mil Homens – Válter Hugo Mãe ).

 

 

 

Uma grande notícia navega nas águas do movimento humanizasus nesta semana e nas ondas da RHS: o parto humanizado foi aprovado pelo senado brasileiro. Além das óbvias medidas humanizadoras e desmedicalizantes que passam a cercar o parto, o projeto estabelece uma dimensão inédita de participação das mulheres nas decisões médicas. O protagonismo que vem marcando as lutas macro e micropolíticas femininas em várias frentes penetra agora num campo estratégico, o poder médico.

O post de Patrícia Silva ( Santa Catarina ), visitado até hoje por 19.567 leituras, um recorde interessantíssimo a ser objeto de nossas análises na rede, relata a aprovação e associa diversos links sobre o assunto:

https://redehumanizasus.net/66019-senado-aprova-o-parto-humanizado-no-sus

 

Dário Pasche ( Brasília ), diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, é entrevistado sobre a diminuição da mortalidade materna com a intervenção da Rede Cegonha. Estratégia transversal de acompanhamento da gravidez que agora culmina com o parto humanizado. Vejam no post de Cláudia Matthes:

https://redehumanizasus.net/65998-a-rede-cegonha-ajuda-a-reduzir-a-mortalidade-materna

 

 

Aline Costa ( Bahia ) publica outro post sobre os novos modos de conceber o parto e a gravidez, com a figura da doulas:

https://redehumanizasus.net/66005-curso-de-doulas-comunitarias-em-juazeiro-por-um-nascer-melhor

 

E por falar em acolhimento dos que chegam, o post de Emília Alves de Souza ( Piauí ) relata a escuta da palavra dos usuários e dos movimentos sociais sobre o SUS que vivem e o que desejam viver: 

https://redehumanizasus.net/66068-mobiliza-piaui-o-sus-que-temos-na-visao-dos-movimentos-sociais

 

 

Mais devires na RHS, um espaço virtual cheio de realidades concretas se produzindo:

https://redehumanizasus.net/66062-etapa-distrital-do-dsei-vilhena-ro-aborda-as-acoes-integradas-de-saude

 

curadores da RHS