Comitê Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí SC reuni-se 02 10 2013

10 votos
 
Comitê Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí SC reuniu- se em sua habitual agenda mensal para compartilhar as ações que estão sendo desenvolvidas  em relação ao tema nos 14 municípios que congregam a região da AMMVI.
Dentre as ações estão a implantação de salas de apoio e incentivo a amamentação em empresas da região, formação de profissionais das secretarias municipais de saúde para o manejo do aleitamento materno. A Oficina "Mulher, Trabalho e Amamentação" do Ministério da Saúde para formação de multiplicadores acontecerá nos dias 19 e 20 de Novembro em Blumenau.
Divulgado também o lançamento do livro Manual de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges Santiago (org.).
Na próxima semana acontecerá o curso de manejo do Aleitamento Materno para profissionais da região, com vagas em especial para a área hospitalar.
A equipe de Blumenau atenta para a possibilidade de aplicação da estratégia do matriciamento para difundir entre as equipes de saúde a metodologia do aconselhamento no incentivo ao aleitamento materno, a exemplo do que já se faz em relação a saúde do idoso no município.
A equipe de trabalho de Brusque SC compartilhou sua experiência de trabalho onde identificaram apoiadores da amamentação nas diversas unidades de saúde do município, ou seja pessoas afinadas com a proposta do estímulo ao aleitamento materno para auxiliar as gestantes e mães a lidar com este aspecto da vida delas e dos bebês. Assim cada UBS tem pessoas de referência que variam entre as diversas categorias profissionais não excluindo agentes comunitários de saúde e pessoal de apoio como da higienização que quiserem experimentar este papel de apoiadores de amamentação. As duas equipes de NASF também tem sido importantes parceiros na identificação de usuárias que estão necessitando de apoio e acionam os apoiadores locais. Além disso, estão implantando salas de apoio a amamentação nos Centros de Educação Infantil do município numa parceria com a secretaria de educação.