Um movimento em defesa da vida

18 votos

 

 

Hoje foi um dia muito especial para as mulheres piauienses, o dia da caminhada  Outubro Rosa. Um evento que tem como objetivo despertar as mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama, uma doença que atinge um grande número de mulheres por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.

O outubro Rosa foi criado há 14 anos na Califórnia e se caracteriza pela iluminação de um monumento na cor rosa como forma de alertar as mulheres sobre o câncer de mama e a importância da realização de exames preventivos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são os exames clínicos da mama e a mamografia. Para o controle da doença, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações.

No Brasil, o movimento do Outubro Rosa  chegou  em 2002 no estado de São Paulo, tendo como monumento símbolo o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. A partir de então, outras capitais aderiram, iluminando monumentos importantes, como o Cristo Redentor no Rio de janeiro, a Estátua do Gaúcho em Porto Alegre, Ponte JK em Brasília, dentre outros.

Em Teresina, o monumento escolhido é a Igreja São Benedito pela sua localização estratégica,  e significado para todos os piauienses. Outros municípios do estado vem aderindo o movimento, como foi o caso de São João do Piaui, no sul do estado, que no dia 30 de agosto também iluminou de rosa um dos seus monumentos.

O adro da igreja de São Benedito em Teresina, na manhã de hoje foi pequeno para acolher as milhares de mulheres que chegavam para a caminhada do evento. A maioria usava sombrinhas e ou chapéus para se protegerem contra o sol que deu o ar da sua graça anunciando um dia com muito calor na capital.

A caminhada seguiu por avenidas e ruas estratégicas de Teresina, arrastando mulheres, homens, idosos e crianças, todos solidários com a luta em defesa da qualidade de vida da mulher piauiense.