“PROMOÇÃO DA SAÚDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL”

0 votos

  

Pode-se traçar um parâmetro de ideal em termos de saúde pública?!

“PROMOÇÃO DA SAÚDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL”

A promoção da saúde (MS) implica em políticas, estratégias e programas de saúde pública, voltadas ao combate de fatores condicionantes e determinantes de doenças que deve impulsionar condutas que visem o progresso da qualidade de vida. Assim a singularidade dos sujeitos deve ser considerada para ampliar meios de intervenção em saúde e capacitar a reformulação do diagnóstico e dos modos de intervenção em clínica e em saúde coletiva. Então, deve-se pensar estas questões dentro de um estilo metodológico que aponte à expansão das habituais construções de gestão de  uma maneira ampla para alcançar  todos os membros da equipe   e com isso evitar igualar os sujeitos por patologias, em especial as mentais (GASTÃO,2006).
A própria reforma sanitária no Brasil viabilizou estruturas de gestão como a prática de informação à população com destaque a promoção da saúde. E a partir da iniciação dos programas de saúde comunitária com os PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), o PSF (Programa de Saúde da Família), onde por intermédio estabelecido entre a comunidade e os trabalhadores de saúde juntamente com os Agentes comunitários é possível analisar a prática como máquina de inclusão territorial e comunitária nas políticas de saúde. O que falta então?
Segundo Rigotto (2009, p. 161 ), “ […] as diferentes classes e frações de classes estão envolvidas numa luta propriamente simbólica para imporem a definição de mundo social […]”.Refere –se também  a sociedade como potencial  responsável por mudanças políticas e sociais.
Esta me parece a construção de um pensamento da lógica de ideal, porém como  avaliar o ajustamento do modelo à  distintas realidades socioculturais, sobre tudo diante da visão restrita da população, inclusive  em relação a própria  promoção e prevenção de saúde?


Como promover saúde e prevenir doenças diante das mais complexas realidades?!

Referências:

RIGOTTO , M. R. Promoção da Saúde e participação Social. Anais do I Seminário da Política Nacional de Promoção á Saúde. Brasília – DF. 2009.
GASTÃO, W de S. C. Clínica e saúde coletiva compartilhada: teoria Paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde. 2006.