Acolhimento Corresponsável – II Mostra da Política Nacional de Humanização (PNH) no Estado de Santa Catarina

14 votos

 

Titulo: Acolhimento Corresponsável – HRSP
2- Nome dos Autores: Colegiado Estadual de Humanização e Grupo de Humanização do HRSP.
3 – Contatos: Michele Suzana Fernandes, Liliane Cavasin e Dinéia Cristiane Marquesi.
4 – Cidade de Origem da Experiência: Xanxerê/SC
5 – Diretrizes e Dispositivos relacionados ao trabalho: Acolhimento, Fortalecimento de redes de atendimento.
6 – Breve Contextualização da Experiência:
A proposta do Projeto Acolhimento Corresponsável tem como prioridade estimular o trabalho em rede, preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH) entre as várias instâncias de atenção à saúde. Assim, a atenção integral e o acolhimento, bem como o encaminhamento corresponsável no pós-atendimento hospitalar reforçará a interação com os demais níveis de atenção à saúde aliada as políticas que visam à equidade do sistema e otimizando a alocação dos recursos disponíveis.
O projeto visa oferecer o serviço de acolhimento corresponsável aos usuários da saúde, que buscam atendimentos periodicamente na emergência do Hospital Regional São Paulo. Este serviço será ofertado após o atendimento clínico, avaliação, bem como dá estabilidade do quadro do paciente pela equipe médica e de enfermeiros da emergência. Quando o usuário for liberado, o mesmo será encaminhado para o setor de Serviço Social do hospital para a realização de orientações e encaminhamentos necessários, de acordo com a demanda e área de abrangência do mesmo.
A objetivação do projeto é realizar o acolhimento corresponsável, em conjunto com a rede de atenção básica dos municípios da região da AMAI, visando ações de atenção integral a saúde por meio da constituição de coletivo multidisciplinar de trabalho de saúde, compreendendo e atendendo as reais necessidades de saúde de usuários que procuram a emergência do Hospital Regional São Paulo.
Esta proposta de ação se constitui num elemento disparador de fomento a rede não só de serviços, mas de fluxos de atendimento (Atenção terciária, Atenção Básica, Atenção Secundária e outros serviços de atendimentos psicossociais).
O projeto desenvolvido segue alguns passos para sua real efetivação, uma vez que o acolhimento corresponsável na atenção terciária se dará aos usuários com quadros de doenças crônicas e degenerativas sem acompanhamento nos municípios de origem, gestantes com pré-natal incompleto, crianças com baixo peso e casos psicossociais. Identificados estes usuários, o plantonista da emergência encaminhará as fichas de atendimento para o Setor de Serviço Social. A Assistente Social realizará contato com o paciente através de uma busca e escuta ativa/qualificada e repassará orientações de serviços e programas disponíveis no município do usuário. A profissional de serviço social também agendará uma consulta para o paciente na atenção básica de saúde, ou marcará uma visita da equipe de Estratégia da Saúde da Família ao usuário, visando um acompanhamento ao usuário e fortalecimento da rede de saúde.
Um dos pressupostos a ser alcançado com a concretização do Projeto Acolhimento Corresponsável é levar a questão da humanização nas unidades básicas de saúde e demais serviços ofertados nos municípios da AMAI. Busca-se uma melhor organização do acolhimento de modo a promover a ampliação efetiva do acesso à atenção básica e aos demais níveis do sistema, eliminando filas e organizando o atendimento com base em riscos/vulnerabilidade, bem como priorizando e buscando adequações da capacidade resolutiva.