Aniversário Feliz – HRSP/ II Mostra da Política Nacional de Humanização (PNH) no Estado de Santa Catarina

13 votos

1 – Titulo: Aniversário Feliz – HRSP
2- Nome dos Autores: Grupo de Humanização do HRSP.
3 – Contatos: Michele Suzana Fernandes, Luciana Calza e Dinéia Cristiane Marquesi.
4 – Cidade de Origem da Experiência: Xanxerê/SC
5 – Diretrizes e Dispositivos relacionados ao trabalho: Acolhimento e Valorização do trabalho e do trabalhador.
6 – Breve Contextualização da Experiência:
Observando os dispositivos da PNH de valorização do trabalho e do trabalhador, bem como do acolhimento, o HRSP vem desenvolvendo a três anos o projeto Aniversário Feliz, que é voltado para os trabalhadores da instituição e para os usuários. O presente projeto busca levar alegria para funcionários do HRSP, bem como, para os pacientes que fazem aniversário no período de internação comemorando a data do seu aniversário.
Com a execução deste projeto, observa-se também a necessidade de se manter um clima organizacional que promova a qualidade de vida dos colaboradores, mantendo-os com sentimento de satisfação em trabalhar na instituição. Este projeto visa a manutenção de um bom ambiente de trabalho, com um clima agradável, onde os funcionários sintam-se acolhidos e valorizados. Já para os pacientes, o projeto está atrelado à comemoração do aniversário durante o período de internação, fazendo com que a data seja lembrada e que o paciente sinta-se acolhido, minimizando os efeitos que o período de recuperação da saúde causa para o estado emocional do paciente.
O projeto Aniversário Feliz possui como objetivo proporcionar ao colaborador um momento de alegria, integração e valorização de seu trabalho, comemorando mais um ano de vida. Para os pacientes o objetivo do presente projeto está voltado para o acolhimento humanizado, levando momentos de alegria e descontração, e consequentemente, auxiliar no bem-estar físico, mental e emocional.
Este projeto visa entregar a todos os colaboradores do hospital uma lembrança no dia do seu aniversário (balão com pirulito e para 2014 um bolo industrializado) e para os pacientes é entregue um balão em forma de coração com um cartão para lembrar a data.
Até o momento, no ano de 2013 foram abrangidos pelo projeto em torno de 379 colaboradores. No que se refere a pacientes, o número de pacientes atendidos pelo projeto é aproximadamente de 50 pacientes internados. Na proposta para 2014, temos a previsão de serem atendidos mais de 400 colaboradores e devido a ampliação de leitos no HRSP, a pretensão é aumentar também o número de pacientes que serão atendidos pelo projeto.
Observando a meta do Grupo de Humanização do HRSP que é valorizar e promover o bem estar do próximo com respeito e responsabilidade e a missão da instituição que é estar a serviço da vida, as ações deste projeto estão vinculados a transformar o espaço hospitalar em uma ambiente mais humanizado e acolhedor para a convivência entre pacientes, familiares e equipe do HRSP.