Memória da Loucura e Programa de Volta Para Casa estréiam no Amapá

12 votos

 

Centro Cultural da Saúde inaugura exposições
no Museu Fortaleza de São José de Macapá

Itinerâncias pela Região Norte chegam às margens do Rio Amazonas

De 18 de junho a 02 de agosto o Centro Cultural da Saúde  (CCS), unidade da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI) em parceria com a Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde apresenta em Macapá (AP), a mostra “Memória da Loucura” e a exposição fotográfica “Saúde Mental: Novo Cenário, Novas Imagens – Programa De Volta Para Casa”. 
O objetivo é ampliar o debate sobre a reforma psiquiátrica e mobilizar profissionais de saúde, gestores, usuários e familiares, além de dar visibilidade aos novos paradigmas da Saúde Mental.
 Inaugurada em 2001, a Memória da Loucura já foi exibida em 16 cidades do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, sendo vista por mais de 50 mil pessoas. Em 2008, passou a percorrer o país com a exposição sobre o Programa de Volta Para Casa.
Após grande sucesso de público na cidade de Belém, nos últimos 40 dias, as mostras aportam no Museu Fortaleza de São José de Macapá, um dos principais centros turísticos do estado.
O CCS localiza-se no Rio de Janeiro e, além de mostras locais e itinerantes, oferece versões virtuais através do sítio https://www.ccs.saude.gov.br.


Memória da Loucura

A mostra aborda a História da Psiquiatria no Brasil que teve seu início em 1852, com a criação do Hospício de Pedro II. Essa trajetória é narrada através de documentos, personalidades e depoimentos de usuários, familiares e especialistas. As influências estrangeiras, que retratam erros e acertos das práticas psiquiátricas, também são observadas.
A Memória da Loucura conta ainda com a exibição de uma vídeo-instalação denominada panóptico – uma peça de quatro metros de altura,  equipada com monitores de TV e DVD.
O visitante também poderá conhecer a réplica de uma camisa-de-força, largamente utilizada até a década de 1960, para imobilizar os pacientes, além de fotografias do século XIX, selecionadas em diversos acervos de hospitais psiquiátricos do Rio de Janeiro, e 62 vídeos de instituições de saúde, ensino e pesquisa que também integram a mostra.

 

 

Saúde Mental: Novo Cenário, Novas Imagens
– Programa de Volta pra Casa

A exposição fotográfica apresenta antigos métodos usados no Hospital Psiquiátrico de Barbacena (MG) e o cotidiano das atuais Residências Terapêuticas.
A exibição é uma iniciativa da Coordenação da Política Nacional de Humanização e da Coordenação Nacional de Saúde Mental, em parceria com a Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde.

Serviço:
Memória da Loucura e Programa de Volta Para Casa
Inauguração: 18 de junho, quinta-feira, às 16h30.
Período: 19 de junho a 02 de agosto, terça a domingo, das 9h às 19h.

Local: Museu Fortaleza de São José de Macapá
Endereço: Rua Independência, nº 251, Bairro Comercial, Centro, Macapá, Amapá
Contatos: (96) 32125118 / [email protected]

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social do Centro Cultural da Saúde
Telefone: (21) 2240-5568 Telefaxes: (21) 2240-2163 / 2240-2813 / 2240-2845
E-mail: [email protected] ou [email protected]
Sítio:  https://www.ccs.saude.gov.br