Psicologia da Saúde Co-produção através dos Anais I Seminário da Política Nacional de Promoção da Saúde
Para ler ouvindo Metrópole de Legião Urbana!
Este é um post da disciplina de Psicologia da Saúde, que tem como proposta realizar uma produção através dos Anais I Seminário da Política Nacional Pública de Promoção da Saúde e o conteúdo trabalhado.
Ao passar os olhos pelos textos apresentados nos Anais, um chamou-me atenção pelo fato de trazer a música Metrópole da Legião Urbana, confesso que chamou mais atenção por ser fã do que por ser acadêmica de enfermagem e discente da disciplina de Psicologia da Saúde.
O artigo PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA, nos traz uma visão do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus princípios em que se trazermos o conceito de produção e co-produção podemos fazer e promover saúde.
Conforme Czeresnia (2003), a ideia de promoção envolve o fortalecimento da saúde da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos conceitos da saúde. Assim a experiência em São Francisco de Paula (RS), nos remete este conceito, pois foi junto com a comunidade, serviços públicos de saúde transformaram a realidade dos usuários para que estes não fiquem desassistidos pelo serviço.
Há 20 anos atrás junto com o nascimento do SUS, Renato Russo trazia em sua canção uma realidade ainda vivida por todos: comprovante de residência, ficha para atendimento e até mesmo a dificuldade no atendimento para os usuários. Deste modo podemos trazer também à discussão a Política Nacional de Humanização (PNH), se hoje temos uma política voltada a humanização é porque 20 anos atrás com o surgimento do SUS se viu a necessidade de melhorar o atendimento e cirar vinculos com o público atendido. Apesar de da PNH ser construida em 2004, desde muito anres se tentava realizar este atendimento humanizado.
São Francisco de Paula é um exemplo em trabalho humanizado e provedor de saúde com seus diversos trabalhos voltados a comunidade, podemos refletir em como estamos direcionando o serviço de nosso município e como eu/nós cidadãos/profissionais de saúde estou/estamos intervindo nesse sentido?
Na teoria da Paidéia temos o conceito de co-produção, São Francisco de Paula demonstra isso quando realiza suas oficinas, adere as políticas públicas como o Primeira Infância Melhor, realiza grupos voltados a necessidades da comunidade e traça novos projetos para continuar promovendo saúde.
Para encerrar trago novamente Renato Russo à discussão, porém com outra canção, seu mais famoso verso:
“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há…”
Com este pensamento teremos mais saúde, mais promoção e mais humanização!
Por Luciane Régio
Interessante essa relação com a letra do Legião, que, a propósito, continuo super fã…
Abri o vídeo no post, ok? Deixo aqui um tutorialzinho de como fazer, para os próximos posts! https://redehumanizasus.net/ajuda#youtube
O objetivo explícito da PNH, a qual teve uma atualização (especialmente, em alguns materiais), nos anos de 2008-9, é o compromisso com a diminuição das filas e do tempo de espera dos usuários, que para mim será sempre um movimento, um jeito de trabalhar e organizar o trabalho (flexibilidade com as necessidades). Na área da PNH, é possível fazer download de cartilhas, do documento base, enfim, aqui https://redehumanizasus.net/36080-area-da-pnh.
Com a falta de um plano de cargos e carreiras para o SUS, que é um grande desafio criá-lo, o qual não podemos esquecer (e, sim, disputar), vivemos as dificuldades em manter equipes completas, ou mesmo conservar o profissional médico nela (o qual, sabemos, dificilmente tem apenas um local de trabalho). A utopia nos move e seguimos. Todas as conquistas do SUS, da incorporação de atendimentos segundo a humanização da atenção e gestão, continuamente, são feitas assim… neste cotidiano do mundo do trabalho, entre o desejo de… e o que já podemos. O que podemos? Que tipo de encontros podemos fazer? Sigo pensando aqui sobre teu post, legal…
Fiquei curiosa sobre o artigo, terias como anexá-lo ao post? "PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA"…
Abraços,
Luciane