Psicologia da Saúde Co-produção através dos Anais I Seminário da Política Nacional de Promoção da Saúde

12 votos

Para ler ouvindo Metrópole de Legião Urbana!

Este é um post da disciplina de Psicologia da Saúde, que tem como proposta realizar uma produção através dos Anais I Seminário da Política Nacional Pública de Promoção da Saúde e  o conteúdo trabalhado.

Ao passar os olhos pelos textos apresentados nos Anais, um chamou-me atenção pelo fato de trazer a música Metrópole da Legião Urbana, confesso que chamou mais atenção por ser fã do que por ser acadêmica de enfermagem e discente da disciplina de Psicologia da Saúde.

O artigo PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA, nos traz uma visão do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus princípios em que se trazermos o conceito de produção e co-produção podemos fazer e promover saúde.

Conforme Czeresnia (2003), a ideia de promoção envolve o fortalecimento da saúde da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos conceitos da saúde. Assim a experiência em São Francisco de Paula (RS), nos remete este conceito, pois foi junto com a comunidade, serviços públicos de saúde transformaram a realidade dos usuários para que estes não fiquem desassistidos pelo serviço.

Há 20 anos atrás junto com o nascimento do SUS, Renato Russo trazia em sua canção uma realidade ainda vivida por todos: comprovante de residência, ficha para atendimento e até mesmo a dificuldade no atendimento para os usuários. Deste modo podemos trazer também à discussão a Política Nacional de Humanização (PNH), se hoje temos uma política voltada a humanização é porque  20 anos atrás com o surgimento do SUS se viu a necessidade de melhorar o atendimento e cirar vinculos com o público atendido. Apesar de da PNH ser construida em 2004, desde muito anres se tentava realizar este atendimento humanizado.

São Francisco de Paula é um exemplo em trabalho humanizado e provedor de saúde com seus diversos trabalhos voltados a comunidade, podemos refletir em como estamos direcionando o serviço de nosso município e como eu/nós cidadãos/profissionais de saúde estou/estamos intervindo nesse sentido?

Na teoria da Paidéia temos o conceito de co-produção, São Francisco de Paula demonstra isso quando realiza suas oficinas, adere as políticas públicas como o Primeira Infância Melhor, realiza grupos voltados a necessidades da comunidade e traça novos projetos para continuar promovendo saúde.

Para encerrar trago novamente Renato Russo à discussão, porém com outra canção, seu mais famoso verso:

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há…”

Com este pensamento teremos mais saúde, mais promoção e mais humanização!