Conheça os 30 finalistas do Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá certo

16 votos

selohumanizasus10anos.jpg

Iniciativa busca experiências de humanização em todo o país

O Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá Certo chega à sua etapa final de avaliação. Dos 284 vídeos inscritos na Rede HumanizaSUS, 30 foram selecionados como finalistas e dez deles vão compor o novo vídeo e catálogo institucional da Política Nacional de Humanização (PNH). Todos os vídeos foram assistidos por 18 apoiadores da PNH pelo Brasil, que, de maneira independente, avaliaram experiências de regiões diferentes daquelas em que realizam apoio institucional. Critérios como a criatividade e o potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS, fizeram parte da avaliação. Os vídeos  que não tinham relação com o tema do edital ou ultrapassavam o limite de cinco minutos  foram desclassificados.

Os 30 vídeos (seis de cada região brasileira) com as mais altas pontuações foram encaminhados à Comissão Julgadora do Concurso, composta por representantes da PNH, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde e Organização Panamericana da Saúde. Cada membro da Comissão Julgadora tem até o fim de outubro para realizar sua avaliação de maneira independente.

O resultado do Concurso, com a apresentação dos dez vídeos selecionados deverá ocorrer no dia 28 de novembro, durante o Seminário 10 anos da PNH, na Organização Panamericana da Saúde em Brasília – DF. Para a solenidade, foram convidados os autores dos 30 vídeos finalistas do concurso. Entre os 10 vídeos selecionados, haverá ainda a premiação na categoria Voto Popular, com Menção Honrosa para o mais votado pelos internautas na Rede HumanizaSUS, cuja data será divulgada em breve. 

Para o coordenador da PNH, Gustavo Nunes de Oliveira, a idéia não é dizer que esta ou aquela experiência de humanização é a melhor do país.“Sabemos que há diversos modos de fazer saúde, e o concurso evidenciará dez, de tantas outras excelentes experiências inscritas,” afirma ele, que, diante do sucesso da iniciativa,  avalia a possibilidade de realizar outras ações como esta em 2014.

Clique aqui para assistir  aos vídeos finalistas do Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá certo

O concurso

O Concurso Cultural faz parte das comemorações de 10 anos da PNH no SUS e tem como objetivo a produção de um vídeo e catálogo institucional sobre a PNH, a partir de duas experiências de cada região brasileira.

As inscrições foram abertas em 04 de junho, a partir da publicação no Diário Oficial da União e na Rede HumanizaSUS  e prorrogadas até 30 de agosto. Para participar, era preciso enviar um vídeo de até cinco minutos que mostrasse  algum serviço ou iniciativa da saúde pública com resultados positivos em unidades básicas de saúde, policlínicas, hospitais, serviços especializados, setores relacionados diretamente à gestão no SUS, iniciativas de usuários e movimentos sociais, entre outros e de acordo com as diretrizes da humanização do SUS. Na Rede HumanizaSUS,  é possível assistir aos 284 vídeos inscritos.  

O Concurso Cultural Somos Parte do SUS que Dá Certo é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização.

Sobre a Política Nacional de Humanização
A Política Nacional de Humanização completa, em 2013, 10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribuam para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional , o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e  Regionais , além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.

Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde por meio de  diferentes dispositivos para se melhorar o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros