Piauí realiza o I Seminário de Fortalecimento dos Espaços Coletivos na Atenção Hospitalar
A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí está realizando através da Superintendência de Atenção a Saúde (SUPAS) o I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Espaços Coletivos na Atenção Hospitalar: Grupo de Trabalho de Humanização. O evento está acontecendo hoje(17) e amanhã no auditório do Diferencial Buffet em Teresina-PI e tem a participação de dez hospitais.
Para o coordenador do evento, Lourival Oliveira, o objetivo é promover um momento de encontro acolhedor e troca de experiências/conhecimentos entre os Hospitais Regionais que iniciaram a implantação da PNH na Atenção Hospitalar em 2012. A consultora da PNH para o Piauí, Annatália Gomes, o Seminário faz parte do Projeto de Acolhimento na Atenção Hospitalar e o evento está sendo coordenado pelo Comitê Estadual de Humanização.
A coordenadora Regional Nordeste II da PNH, Sheyla Rodrigues, fez uma apresentação falando dos avanços da PNH nos últimos anos e da importância dos Grupos de Trabalhos de Humanização-GTH como formentadores dos dispositivos da Politica dentro das Unidades. Ela explica que a PNH trabalha de forma transversal em todas as Políticas Públicas de Saúde.
A segunda mesa abordou o tema Comunicação em Saúde com a presença dos jornalistas Albano Amorim e Fátima Oliveira onde falaram a diferença em fazer a comunicação para a saúde da comercial. “Na comunic eação em saúde, o objetivo é diferente: não o de persuadir as pessoas, mas o de promover o debate e ampliar as informações sobre os direitos de cidadania”, explica Fátima Oliveira.
Apresentaram trabalhos os Hospitais de São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí, Picos, Floriano, Valença, Oeiras, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba. Participaram do evento também os Grupos de Trabalho de Humanização do Hospital Getúlio Vargas, Hospital de Urgência de Teresina_HUT, Maternidade Evangelina Rosa e Hospital da Polícia Militar. Além de municípios como Castelo do Piauí, Corrente
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Fátima e demais parceiros,
Que alegria ver a participação dos trabalhadores de vários municípios no Seminário. Uma constatação do compromisso desses sujeitos em mudar os seus modos de fazer, alinhando as suas práticas com os princípios e deretrizes da PNH, numa perspectiva de garantir aos usuários uma atenção de boa qualidade.
Gostaria de estar aí com vocês, entretanto estamos envolvidas com várias frentes de trabalho aqui no HILP.
Desejo um bom seminário para todos e todas.
Um forte abraço!
Emília