Piauí realiza o I Seminário de Fortalecimento dos Espaços Coletivos na Atenção Hospitalar

17 votos

A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí está realizando através da Superintendência de Atenção a Saúde (SUPAS) o I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Espaços Coletivos na Atenção Hospitalar: Grupo de Trabalho de Humanização. O evento está acontecendo hoje(17) e amanhã no auditório do Diferencial Buffet em Teresina-PI e tem a participação de dez hospitais.

Para o coordenador do evento, Lourival Oliveira, o objetivo é promover um momento de encontro acolhedor e troca de experiências/conhecimentos entre os Hospitais Regionais que iniciaram a implantação da PNH na Atenção Hospitalar em 2012. A consultora da PNH para o Piauí, Annatália Gomes, o Seminário faz parte do Projeto de Acolhimento na Atenção Hospitalar e o evento está sendo coordenado pelo Comitê Estadual de Humanização.

A coordenadora Regional Nordeste II da PNH, Sheyla Rodrigues, fez uma apresentação falando dos avanços da PNH nos últimos anos e da importância dos Grupos de Trabalhos de Humanização-GTH  como formentadores dos dispositivos da Politica dentro das Unidades. Ela explica que a PNH trabalha de forma transversal em todas as Políticas Públicas de Saúde.

A segunda mesa abordou o tema Comunicação em Saúde com a presença dos jornalistas Albano Amorim e Fátima Oliveira onde falaram a diferença em fazer a comunicação para a saúde da comercial. “Na comunic eação em saúde, o objetivo é diferente: não o de persuadir as pessoas, mas o de promover o debate e ampliar as informações sobre os direitos de cidadania”, explica Fátima Oliveira.

Apresentaram trabalhos os Hospitais de São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí, Picos, Floriano, Valença, Oeiras, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba. Participaram do evento também os Grupos de Trabalho de Humanização do Hospital Getúlio Vargas, Hospital de Urgência de Teresina_HUT, Maternidade Evangelina Rosa e Hospital da Polícia Militar. Além de municípios como Castelo do Piauí, Corrente