Ginástica Laboral e Orientações Posturais para o Setor de Nutrição e Dietética

0 votos

HOSPITAL DOUTOR WALDOMIRO COLAUTTI

1) Título: Ginástica Laboral e Orientações Posturais para o Setor de Nutrição e Dietética do
2) Autores: Tatiana Melissa Peres de Oliveira Tumitan – Fisioterapeuta
3) Contatos: Setor de Fisioterapia e GTH do Hospital Doutor Waldomiro Colautti
4) Cidade: Ibirama_SC
5) Diretrizes e Dispositivos relacionados ao trabalho: Valorização do trabalho e do trabalhador – Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)
6) Contextualização da Experiência: Esse projeto deu início após um estudo do Setor de Fisioterapia a pedido da direção, tendo como fundamento o relato do Setor de Nutrição e Dietética em relação aos mobiliários e utensílios estarem inadequados para o desenvolvimento do trabalho.
O estudo teve como metodologia a aplicação de um questionário para avaliar a percepção dos trabalhadores a respeito do seu posto de trabalho e das atividades que desenvolvem, informando se sente ou não desconforto, dificuldade ou fadiga, em que intensidade e se estava ou não relacionado ao trabalho. Também avaliou o nível de stress e a qualidade de vida pessoal e profissional desses servidores. Além da aplicação do questionário, realizou observação “in loco” e constatou a necessidade de algumas mudanças físicas.
Para executar as mudanças físicas foi apresentado a direção uma proposta de adequações e como prevenção e promoção da saúde do trabalhador foi apresentado a proposta de Ginástica Laboral Preparatória e Orientações Posturais para o Setor de Nutrição e Dietética.
O Objetivo Geral dessa proposta é o de minimizar os efeitos oriundos do sedentarismo, na vida e na saúde do trabalhador, assim como posturas inadequadas, prevenindo doenças ocupacionais, promovendo o máximo de bem estar e o convívio social dos trabalhadores (Lima, 2004).
Os objetivos da Ginástica Laboral são: melhorar a postura durante o trabalho, prevenir a ocorrência de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o absenteísmo e a rotatividade, auxiliar na prevenção de acidentes de trabalho, diminuir o stress dos trabalhadores, promover bem estar geral, melhorando a condição física, ânimo e disposição para o trabalho, assim como o relacionamento interpessoal, redução do sedentarismo e incentivo à atividade física dentre outros.
A Ginástica Laboral preparatória é realizada no refeitório, de segunda à sextas-feira no início da jornada de trabalho, com duração aproximada de 10 a 12 minutos incluindo exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular, programados de acordo com os dados obtidos na avaliação.
A avaliação dos resultados da Ginástica Laboral é feita através da reaplicação do questionário a cada seis meses e comparação com os dados obtidos inicialmente, verificando se os objetivos propostos estão sendo atingidos.