Solário da Colina- Espaço Terapêutico de Recuperação da Saúde

0 votos

HOSPITAL DOUTOR WALDOMIRO COLAUTTI

1) Título: Solário da Colina – Espaço terapêutico de recuperação da saúde do HDWC.
2) Nome dos Autores: Projeto idealizado por uma das coordenadoras do GTH em parceria e apoio dos membros do GTH, da Direção, dos servidores da manutenção e da Associação das Voluntárias da unidade.
3) Cidade de origem da experiência: Ibirama
4) Diretrizes e Dispositivos relacionados ao trabalho: Co-Gestão; Valorização do trabalho; Defesa dos Direitos do Usuário; Construção da memória do SUS que dá certo; Projetos Co-Geridos de Ambiência, Grupo de Trabalho de Humanização (GTH); Projeto Memória do SUS que dá certo.

5) Contextualização da experiência: A reforma do jardim, objeto desse projeto, previa a construção de um espaço terapêutico que proporcionasse a melhor estadia ao paciente internado na unidade. Pensou-se então em aproveitar um amplo espaço, que dispunha da mata atlântica como vista privilegiada, criando-se assim um solário onde o paciente pudesse apreciar a fauna e a flora disponível, subsídios que se acredita servem como auxiliares na recuperação da saúde.
Objetivos: Ao pensar em um jardim, dentro de uma unidade hospitalar, se pretendeu oferecer um espaço ecológico, local no qual se propõe atividades várias que, pontualmente ou em continuidade, permitam:

 Descobrir novas competências na área de saberes tradicionais;
 Despertar a consciência para a responsabilidade individual concebendo formas ativas de intervenção possíveis dentro das circunstâncias de vida;
 Cultivar a sensibilidade face à beleza e à verdade que a natureza oferece ao ser humano;
 Tomar consciência do efeito terapêutico das experiências e aprendizagens realizadas no seio da natureza;
 Desenvolver capacidades e competências em áreas dos saberes e artes tradicionais propiciando novas práticas como terapias corporais, oficinas de sensibilização, harmonização e socialização, enfim um espaço aonde as idéias e os temas privilegiem o despertar para o bem estar.
Metodologia: Com o propósito de angariar recursos, após sua elaboração, o projeto foi encaminhado ao Fórum de Ibirama. Para participar da licitação o projeto foi encaminhado em nome da Associação de Voluntárias do hospital. Após os trâmites o projeto do solário foi contemplado e o valor solicitado depositado na conta da Associação no mês de abril de 2012 e as obras concluídas em outubro de 2012. O Fórum financiou aproximadamente 80% das obras e o restante ficou por conta da Direção e Associação das Voluntárias da unidade.
Análise e considerações: As reflexões surgidas através das prerrogativas da Política Nacional de Humanização do SUS levaram a criação de um espaço de sensibilização (GTH) e foi através de reflexões que aconteceram dentro do GTH que se decidiu oferecer aos usuários do HDWC uma readequação dos espaços ociosos que apresentassem perspectiva de se constituírem em espaços de aproveitamento à promoção da saúde dos usuários e servidores da unidade. A conclusão deste projeto contempla a autonomia e o protagonismo daqueles que atuam na saúde e só se tornou possível por se aplicar a co-gestão ou democratização da gestão. Dessa forma consideramos esta uma ação que é um exemplo do SUS