PROJETO PIT STOP MARIA CLARA DE MARCHI, ANDREA MACIEL E MILENE MACHADO
Os números de acidentes de motocicletas demonstram que o custo econômico e social vem se elevando para a sociedade em dois aspectos: demanda de serviços públicos e perdas potenciais de capital humano para a sociedade decorrentes desses acidentes. Desta forma, devido à preocupação existente a respeito do assunto e através de uma avaliação mais aproximada destas perdas, o HMMKB, em parceria com o SENAC,CODETRAN e GERED, unem-se num projeto de sensibilização e motivação do público jovem nas Escolas de Ensino Médio do Município de Itajaí, com o intuito de sensibilizar estes adolescentes através de oficinas e vivencias experimentadas por indivíduos que já tiveram uma perda social ou econômica decorrente destes acidentes.
Garantir segurança nas vias públicas é um dever do Estado, mas, respeitar as leis de trânsito é um dever de todo cidadão. Essa conjunção de esforços entre o poder público, escolas, comunidade, hospitais e iniciativa privada é um exercício de cidadania e democracia, que contempla o princípio universal de igualdade.
OBJETIVOS:Sensibilizar a população adolescente, das Escolas Estaduais de Itajaí, quanto a acidentes com motocicleta.
• Oferecer informações através de oficinas e dinâmicas com os adolescentes,
• Despertar o cuidado consigo e para com a população.
• Apontar as principais causas dos acidentes,
• Enfatizar as seqüelas e problemas acarretados pós acidente,
• Demonstrar as perdas sociais e econômicas decorrentes dos acidentes com motocicleta.
• Favorecer ao aluno ser multiplicador de informações.
Nosso público alvo será adolescente que freqüentam o ensino médio das escolas estaduais de Itajaí.
Nosso intuito é, inicialmente, realizar um projeto piloto em uma escola deste município, sendo esta indicada pela GERED.Gestão do Programa: HMMKB, SENAC e GERED
Realizaremos esta sensibilização em formato de oficinas, divididas em 4 momentos, semanalmente fotografadas pelos facilitadores.Carga horária de cada oficina: 1h30min.
(Turno de aula)
Por Emilia Alves de Sousa
Uma iniciativa pertinente e necessária. Segundo dados de pesquisa do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, o número de mortes em acidentes de motos no Brasil aumentou em 263,5%. Em 2011, foram registrados 11.268 mortes, contra 3.100 ocorridas em 2001. Números alarmantes que impõe medidas preventivas e de controle em todo o país.
Parabéns ao município de Itajaí pela criação do projeto educativo nas escolas!
Emília