CINE-SAÚDE no Ambulatório Geral da Escola Agrícola Blumenau SC

11 votos

dsc06336.jpg

Projeto que terá como foco o cotidiano das pessoas, casais, famílias e da sociedade em geral, será um espaço para assistir a um bom filme e conforme o tema gerar um bate papo entre os participantes, a cada sessão teremos profissionais do Ambulatório para mediar a roda de conversa.
O objetivo do projeto é resgatar a importância do diálogo entre as pessoas e garantir um tempo para repensar aspectos da vida. Será uma atividade de educação em saúde e que estaremos ofertando mensalmente à comunidade da Escola Agrícola.
Público-Alvo:  pessoas da comunidade, faixa etária conforme indicação do filme, profissionais da saúde, educação, assistência social, segurança pública e outras áreas.
Número de participantes: até 70 pessoas
Local: Auditório da EBM General Lúcio Esteve
Horário: das 18:30h às 20:20h
Dia: 4ªfeira – última semana do mês (27/03, 24/04, 22/05, 26/06, 30/07, 28/08, 25/09, 23/10 e 27/11)
Profissionais responsáveis: Maristela – As Social e Martha – Gineco
Áreas profissionais para suporte: fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia;
Metodologia:
• Roda de conversa ao final da sessão;
• Registros a cada encontro, com impressões dos participantes e profissionais;
• Registros fotográficos;
• Escolha dos filmes seguintes com o auxílio das/os participantes, tentando manter uma sequência de temas.
Impressões até agora:
Já foram 07 sessões do Cine-Saúde, em julho não foi possível em função das férias escolares.
Os filmes foram: Um divã para dois – foco nos relacionamentos conjugais;  Sessão com 05 participantes – destes 02 casais.
                            Mãos talentosas – foco nas relações familiares,  persistência dos pais,  necessidades da adolescência, vida escolar; Sessão com 08 participantes.
                            Confiar – limites e riscos do uso indeterminado da internet,  relacionamento pais e filhos, violência sexual, confiança; Sessão com 17 participantes – pais, avós e filhos.
                            As melhores coisas do mundo – preconceito, discriminação, separação dos pais, dúvidas da fase juvenil, sexualidade, respeito às diversidades, subjetividade; Sessão com 23 participantes.
                            O poder de ser invisível – relacionamento escolar, respeito às diversidades, subjetividade, violência intraescolar, sexualidade, escolhas por pressão de estar e ser do grupo; Sessão com  33 participantes – maioria adolescentes que estuda na escola.

                            Intocáveis – consideração das singularidades,  ato de cuidar, sexualidade, respeito às diversidades, superação de limites, produção de vida pelo encontro, relação de respeito no trabalho. Sessão com 19 participantes – muitos que estão na Oficina de Orientação de Cuidadores  Domiciliares, oferta também  do AG.
                            Longe dela –  envelhecer, relacionamento familiar, medos e angústias com doenças neuro degenerativas, institucionalização por necessidade e escolha, afastamento, esquecimento, persistência. Sessão com 13  participantes.
A próxima sessão será no dia 27/11  e o filme escolhido é o Colegas, produção nacional, que tem no seu elenco 04 atores com Síndrome de Down. Para trabalharmos a questão da inclusão, do respeito à diversidade e às diferenças, relacionamento familiar, mitos sociais e outras impressões.

dsc06463.jpg

Há profissionais de saúde de outras Unidades que estão interessados em multiplicar esta ação, já estamos compartilhando o aprendizado até o momento e trocando informações para ampliar os olhares.