Caderneta de Vacinação associada a Saúde Bucal
Título: Caderneta de Vacinação associada a Saúde Bucal
Autores: Giovane Terezinha da Silva (Técnica de Enfermagem)
Elaine Giacomini Bernardi (Cirurgiã Dentista)
Cidade: Itapoá SC
Unidade de saúde: ESF Itapoá
Diretrizes e Dispositivos: Acolhimento nas Praticas de Produção a Saúde
Nossa experiência está acontecendo no ESF Itapoá desde o mês de abril de dois mil e doze.
OBJETIVO
Vincular as datas das VACINAS DE ROTINA às visitas periódicas ao DENTISTA, consideramos uma excelente maneira de diagnosticar precocemente a cárie dentaria e identificar o grupo de risco à cárie dentária, tanto da criança quanto da família.
Nosso objetivo é prevenir a cárie dentária e outras patologias bucais associando as datas de vacinas as consultas odontológicas. De acordo com o histórico da rotina da criança, inserido na rotina familiar, diagnosticar o grupo de risco à cárie dentária(alto, médio e baixo risco ).
METODOLOGIA
Vincular as datas de vacinas as consultas periódicas ao dentista.
Avaliar os hábitos alimentares (aleitamento materno exclusivo, aleitamento misto, amamentação noturna, uso de açúcar e outras substancias adicionadas ao leite, número de refeições diárias) e hábitos deletérios (chupeta, dedo).
Registrar na caderneta de vacinas da criança as orientações recebidas referentes aos hábitos alimentares, hábitos de higiene, possíveis mudanças na rotina diária familiar e dar ênfase as datas de retorno das consultas.
Confecção de uma CADERNETA ODONTOLÓGICA que fica arquivada junto com a 2ª VIA da CADERNETA DE VACINA (arquivada na Unidade) servindo de controle interno de frequência e retorno.
Confecção de um informativo com orientações direcionadas à família.
O publico atendido são as crianças vacinadas na unidade.
Após a vacina a criança é encaminhada a uma consulta odontológica com a dentista da unidade. É realizado o exame bucal da criança e a mãe ou acompanhante recebe todas as orientações de a higiene oral, alimentação e cuidados específicos com os hábitos deletérios, sempre de acordo com a faixa etária da criança e a fase de desenvolvimento em que ela se encontra.
ANÁLISES E CONSIDERAÇÕES
A supervisão periódica da higiene bucal é fundamental para a prevenção da cárie dentária. Concluímos que, associar as vacinas da criança ás consultas ao dentista é a melhor forma de controlarmos a assiduidade e garantirmos a presença constante das crianças na Unidade de Saúde para cuidados essenciais da saúde bucal.
Por Franciele Colatusso
Olá Giovane
Gostaria de saber com mais detalhes como funciona esta experiência, pois gostaria de aplicá-la também aqui em Joinville.
Grata
Franciele