GRUPO OPERATIVO DO ACCR SE REUNE PARA RETOMADA DO TRABALHO

12 votos

accr_2.jpg
No dia 29 de outubro aconteceu a 5ª reunião do Grupo Operativo para Implantação do ACRR nos hospitais de urgência e emergência do Estado do Piauí, com o objetivo de qualificar o atendimento, identificando os usuários que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

O evento contou com a presença de apoiadores da Política Municipal e Estadual de Humanização, e de consultores do MS, e apresentou a seguinte pauta: apresentação do protocolo revisado do Hospital de Urgência de Teresina;  inclusão da Rede Cegonha e RAPS no ACCR;  elaboração do manual para Implantação  desse dispositivo nos hospitais e indicação do novo coordenador do grupo.

Annatália, consultora do MS,  abriu a roda de conversa enfatizando a retomada das atividades do grupo, após a paralisação das suas ações, com a saída da enfermeira Clara leal da coordenação, para assumir a Direção do Hospital Dirceu Arcoverde no município de Parnaíba. Na sequência,  Renato Douglas, enfermeiro do HUT,  fez a apresentação do protocolo do ACCR da unidade, seguido de um debate para esclarecimento  das dúvidas.

Emília fez um paralelo entre os dois protocolos, destacando que o modelo de Manchester classifica cinco níveis de cuidado, definindo as prioridades de atendimento, enquanto que o do HUT apenas quatro níveis.

Annatália convocou as redes temáticas a aderirem ao protocolo que deverá ser único para o atendimento de urgência e emergência, incluindo as suas ações que por acaso não estejam contempladas. Informou que o Protocolo de Manchester foi pactuado no HUT, porém, até à sua aprovação definitiva, iremos trabalhar com o protocolo revisado em uso.

Soraya, apoiadora da Rede Cegonha, informou  uma reunião programada para o dia 06, na qual será discutido o atendimento da criança. Informou ainda, que vai contactar com o grupo condutor  e logo fornecerá uma prazo para apresentação  das sugestões.

Annatália chamou atenção do grupo para definição do Coordenador e elaboração do manual do ACCR.  Por unanimidade Renato foi indicado para coordenar o grupo, e que contará com o apoio da Maria Vieira, Ioli e Emília, na mobilização dos integrantes do grupo, elaboração dos relatórios dos encontros e divulgação dos movimentos produzidos, na Rede HumanizaSUS, dentre outros apoios.

Em seguida procedeu-se o debate sobre as estratégias para a elaboração do manual do ACCR para implantação nos hospitais.  Ficou definido que o documento constará dos seguintes itens: Introdução, Justificativa, Metodologia, Conceituação, Capacitação, Ambiência, Recursos Humanos, Atribuições, Definição de Fluxo, Pactuação e Redes.

Emília fez uma abordagem sobre a Rede HumanizaSUS, ressaltando a potência da rede para o debate e compartilhamento das iniciativas bem sucedidas do SUS, e convidou os apoiadores para se apossarem mais deste espaço.

Como encaminhamento, foi agendado um novo encontro para o dia 08 de novembro, às 9h00 no Hospital de Urgência de Teresina-HUT, com o intuito de iniciar a construção do manual em destaque.

accr.jpg