Residência Artística: “Cinema vivo / teatro de sombras”

12 votos

cartaz-divulga-light.jpg

O Ponto de Cultura É de Lei lança no mês de novembro seu projeto de residências artísticas. Nesta primeira edição, em parceria com o Trecho 2.8 e o Coletivo Membrana Experimental Fiat Lux, a artista Leila Monsegur apresenta a proposta de experimentação coletiva “Oficina de Cinema Vivo / Teatro de Sombras Pantemporâneo”.

Sinopse

O Cinema Vivo ou Teatro de Sombras nos leva a uma releitura dos alvores do cinema, pleno de infinitas possibilidades expressivas, mergulhando os participantes em um contínuo trabalho de construção da linguagem através da conjugação de diversas técnicas em uma prática de performance coletiva.

A oficina visa facilitar o desenvolvimento do fazer lúdico (parte fundamental da criação artística), trabalhando as linguagens híbridas e gerando reflexão crítica focada no aprimoramento dos meios de criação, colaboração e execução de uma obra em processo aberto (work in progress).

Através das dinâmicas é desenvolvido um cinema-vivo onde os participantes são convidados a interagir e desenvolver um trabalho em progresso, repleto de reminiscências lúdicas com referência a trabalhos de artistas como Jean Cocteau, Pina Bausch, as sombras chinesas e o teatro tradicional balinês “Wayang Kulit”.