Grupo SENTIMENTAL: despertando os Sentidos e Sentimentalidades! █ ESF. Parque dos Coqueiros/NATAL_RN █

11 votos

logo_2-sentimental_0.jpg

O grupo SentiMental objetiva despertar a saúde mental em sua complexidade, a partir das estratégias lúdicas com enfase ao construtivismo humanescente sob a perspectiva pedagógica de prevenção e promoção à saúde, focando na dialógica saúde-doença, ampliando assim, um coletivo que pretende incluir todas as demandas de controle social, caracterizado por encontros e momentos potencializadores, onde cada participante possa sentir-se acolhido e cuidado, possa transferir saberes, somar alegrias, brincar, sentir e provocar as sentimentalidades e o protagonismo, pressupostos essenciais da PNH.

 

cats.jpg

 

O grupo estará ao longo dos encontros Sentimentais, que ocorrerão quinzenalmente. desenvolvendo terapias ocupacionais com instrutores voluntários que ofertarão oficinas de reciclagem e reaproveitamento do lixo, pintura, dança, artesanato, formação de um coral, o Voz SentiMental, teatro, culinária alternativa dentre outras aprendizagens.

sentimental_1.jpg

Em nosso encontro Sentimental no próximo dia 14 de Novembro traremos a dinâmica da Caixa Sentimental. Essa proposta lúdica buscará introduzir a palavra, esta, circulando na roda de conversas num eco múltiplo de escutas sensíveis, disparadas a partir de objetos dispostos numa caixa decorada e repleta de significados, lá, um facilitador (caricato), iniciará um prólogo contextualizando e provocando a participação dos ouvintes que ficaram a vontade para ir até a caixa e dentro dela possam pegar um artefato a seu bel prazer, que lhe identifique, então o ator protagonista falará um pouco desse objeto e que sentimento ele trás, qual o sentido dele naquele momento ou em outros. Na caixa haverão também tarefas e outras dinâmicas que propiciarão interações diversas.

4.jpg

8.jpg

"A cada encontro sentimental abordaremos um sentimento e os sentidos para aprendermos a sentir, nos resignificando na relação com nosso bem estar, agregando_nos a posturas resilientes. O paladar será nosso mote, onde falaremos metaforicamente dos sabores da vida, das relações entre pares, dos gostos diversos e de como saborear com prazer cada momento, elevando nossa estima, nosso estar e ser no mundo."

Diz Djairo Alves (apoiador da PNH)

5.jpg

Solicitamos que cada participante traga um objeto ou artefato de estima para depositarem na caixa como simbolo alusivo a guardar coisas, pois nossa saúde mental se torna melhor quando deixamos de guardar os rancores, as culpas, os desapontamentos e os nossos próprios juízos de valor, na caixa teremos a oportunidade de subjetivamente retirar o incomodo e refletir sobre nós mesmos e sobre nosso ser que quer ser, para humanescer.

 

7.jpg

sentimental_2.jpg

O grupo Sentimental é uma iniciativa da Equipe de Estratégia Saúde Família do Parque dos Coqueiros com apoio do NASF.

O apoio logístico do grupo é de iniciativa própria e com recursos oriundos de doações dos servidores e usuários, bem como do nosso bazar, que possibilitou a compra das cadeiras e uma acolhedora ambientação. Criamos uma comissão de planejamento formada por alguns profissionais de saúde como Agentes, Enfermeiros, Educador físico, Psicólogo, parceiros locais e demais colaboradores.

wer.jpg

"Mais do que o gesto, interessa como ele foi recebido, mais do que a palavra, nos influencia como ela foi ouvida. Mais do que o fato, vale onde, como e quando ele nos tocou”.

Lya Luft

Tocar e ser tocado, sentir e ser sentido, tentar, com obstinação um modo provocativo de sensibilização dos sujeitos em suas singularidades e subjetividades, respeitando-os  e percebendo intrinsicamente que o que se revela é revelador, mas o que não se revela é mais revelador ainda.

Com afeto…

werr.jpg

Djairo Alves.