Começam as atividades do Mini Congresso da Abrasco

8 votos

oficina_uff.jpgTeve início na manhã do dia 13 de novembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, as atividades do Pré-Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O Mini Congresso da Abrasco realizou diversas oficinas com temas relevantes para o Sistema Único de Saúde, entre elas, a Rede UFF de Saúde Coletiva.

No encontro, professores de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense – UFF e representantes das secretarias municipais e Estadual de Saúde se reuniram para discutir as experiências de articulação ensino-serviço de saúde, desenvolvidas pela UFF, e para construir uma proposta de atuação articulada interregional. Os debates envolveram ensino, pesquisa e extensão universitária, com a participação das secretarias municipais de saúde e as Comissões Intergestores Regionais de Saúde e de Integração Ensino Serviço (Regiões Metropolitana II, Médio Paraíba, Serrana, Baixadas Litorâneas e Norte).

Mesa de Abertura

A Cerimônia de abertura da Oficina reuniu o Diretor do Instituto Centro da Comunidade da UFF e pesquisador do Lappis, Aluísio Gomes da Silva Junior, o Pró Reitor de Extensão da UFF, Wainer da Silveira e Silva, os representantes do Polo de Nova Friburgo, Maria Isabel Valente, e de Volta Redonda, Francisco Fernandes, e a Secretária de Saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza, representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O encontro gerou debates sobre a formação e a produção do conhecimento da Saúde Coletiva, a prática de ensino na rede de serviço e a valorização da identidade do profissional de saúde no cuidado integral ao paciente.
Para Aluisio Gomes, a Rede UFF de Saúde Coletiva se fortalece com a articulação ensino-serviço. “Com a rede articulada, estamos misturando expertise. Ou seja, estamos articulando um grupo grande de professores e alunos na gestão dos projetos. Essa troca de experiências possibilita trabalharmos juntos para enfrentarmos os desafios da saúde, desenvolvendo pesquisas e projetos em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro”.

Painel Pet/Pró-Saúde

Após a cerimônia de abertura, os profissionais da Rede UFF de Saúde Coletiva participaram do Painel sobre a Experiência do Programa PET/Pró-Saúde, onde Gilson Saippa, professor da UFF e pesquisador do Lappis, e a enfermeira Ana Lúcia Abrahão, falaram sobre as experiências e desafios na formação em saúde.

Segundo Gilson Saippa, o painel foi oportuno para a construção da saúde coletiva, que surge de um movimento de aproximação de diversas unidades e setores. “O papel da identidade da saúde coletiva não está só na formação, mas também no cuidado e na produção de conhecimento voltado para a realidade do Sistema Único de Saúde. Ter um espaço para essa interlocução nos parece o grande motivo desse encontro que foi muito bem sucedido pela manhã”.

Durante a troca de experiências, a Secretária de Saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza, que representou o COSEMS, relatou os desafios na formação dos profissionais de saúde em Piraí.“A oficina da UFF é muito importante, pois a academia está parando para discutir realmente essa integração ensino-serviço. A academia se encastelou de um lado e os profissionais de outro. Então a gente vem vivendo essa história. (…) Os alunos precisam de uma formação que atinja as necessidades do Sistema Único de Saúde”.

Lilian Koifman, professora da UFF e pesquisadora do Lappis, acompanhou os debates sobre as experiências de articulação ensino-serviço em saúde. Para ela, os desafios cotidianos de saúde nos municípios são muito parecidos. “Se agente já tinha dificuldade de trabalho em rede, com a formação dos alunos na rede saúde a gente vai ter mais dificuldades com a privatização do SUS, com a implementação das Organizações Sociais. A oficina da UFF estar no VI Congresso, ajudará a aproveitar as experiências de outras instituições, da forma que estão lidando com problemas, que são parecidos com o de todos nós. Por isso é muito importante esse espaço”.