Lappis participa do VI CBCSHS ativamente

9 votos

gt14-2.jpgA agenda do Lappis no VI CBCSHS está cheia. Muito dos pesquisadores/as do Laboratório integram as coordenações dos GTs e estão apresentando suas pesquisas nas modalidades de Comunicação Oral e Pôsteres Eletrônicos.

No dia 15 de novembro, eles participaram de várias atividades.  Veja abaixo alguns dos GTs em que os pesquisadores do Lappis estavam envolvidos:

Tatiana Engel Gerhardt (UFRGS) coordenou o GT1 – Itinerários Terapêuticos e Redes de Cuidado: Contribuições e Diversidades Temáticas. O GT teve como objetivo dialogar, do ponto de vista conceitual, teórico e metodológico, sobre as situações crônicas, a partir de estudos de IT's que visibilizam as redes de sustentação e de apoio para o cuidado.

Juliana Lofego (UFAC) coordenou o GT1 – Itinerários Terapêuticos e o Cuidado na Integralidade em Saúde 1. O grupo de trabalho também se propôs a refletir sobre as redes  de sustentação de apoio para o cuidado.

Felipe Asendi (FVG) coordenou o GT5 – Judicialização e os Efeitos nos Tribunais, que buscou analisar criticamente um conjunto de sentidos e conteúdos atribuídos ao direito à saúde e os desafios de sua efetivação no Brasil, buscando identificar nexos constituintes da responsabilidade pública com foco na integralidade em saúde. Na ocasião, foi apresentada a pesquisa A Judicialização do Direito à Saúde no Tribunal de Justiça do Estado do Acre, realizada por Adriana M. Aidar (IESP-UERJ), Felipe Asensi, ROSENI PINHEIRO (Lappis) e Frederico Ramos (Lappis).

Rafaela Zorzanelli (Uerj) coordenou o  GT9 – Diagnósticos Psiquiátricos em Voga um Debate Crítico, que teve o intuito de discutir a relação entre psiquiatria e cultura na atualidade, tendo como foco a apropriação do conhecimento psiquiátrico recente.

Elysangela Dittz Duarte (UFMG) coordenou o GT14 – Educação Permanente em Saúde: Experimentando Caminhos, que realçou os debates epistemológicos sobre a perspectiva transdisciplinar, como ethos de pesquisa e intervenção, atualizados a partir de experiências vividas no trabalho em saúde.

Barbara Eleonora Bezerra Cabral (UNIVASF) coordenou o GT14 – Experiências do PET-Saúde no Enfrentamento do Desafio de Articular Ensino-Serviço. O Grupo de Trabalho também teve objetivo de gerar debates epistemológicos.