Região Nordeste de Santa Catarina inicia a implantação das Redes de Atenção à Saúde

10 votos

 

                     Redes de Atenção à Saúde.
 
            Considerando a necessidade de reorganizar a oferta de serviços de atenção à saúde em nossa região, foi realizada nos dias 16 e 17 de junho no município de Guaramirim – SC, a 1ª Oficina Zero Regional para implantação das Redes de Atenção à Saúde. Nesta oficina estavam presentes os gestores municipais de saúde ou os técnicos pertencentes as regionais de saúde de Jaraguá do Sul e Joinville.
 
            Lembramos que a regionalização deve ser considerada como um processo em construção para o desenvolvimento da gestão e da atenção à saúde, e também como estratégia de construção de sistemas integrados.
 
            Vivemos numa época em que temos a necessidade urgente de, enquanto gestores, demonstrar capacidade de reduzir as desigualdades sociais e territoriais, promovendo a universalidade e a integralidade da atenção, racionalizar gastos e otimizar os recursos, além de ter que isso vem a fortalecer o processo de descentralização na saúde.
 
            Este processo está escrito na Constituição Federal em seu artigo 198 onde se lê:
 
    “As ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único organizado de acordo com as diretrizes de descentralização, regionalização, atendimento integral e participação da comunidade”
 
            Então o que são redes de atenção à saúde?
 
            – São arranjos organizativos unidades e ações de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio diagnóstico, logísticos e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado em um dado espaço-população. Enfim, organizar o SUS para que a população tenha uma assistência de qualidade utilizando todos os recursos de forma eficiente, eficaz e humanizada.