Dourados pela humanização do parto e nascimento!

16 votos

 

foto_macha_para_rhs.jpg

Gestado por muitos e com a organização do Grupo de apoio ao parto humanizado (GAPH) aconteceu ontem, num sábado quente, 30/11/2013, a Macha pela Humanização do Parto e Nascimento de Dourados – Mato Grosso do Sul. A  caminhada saiu da Câmara dos Vereadores e seguiu até a praça principal da cidade. 

A Marcha já aconteceu em várias cidades do Brasil, foi noticiada várias vezes aqui na RHS e tem ganhado as ruas de todo o país na busca por um novo sistema obstétrico e por um modelo comprometido com o respeito à mulher e ao bebê.

O direito da mulher de escolher seu parto; o fim das indicações falsas de cesariana; a criação de salas de parto nos hospitais (PPP); o respeito à Lei do Acompanhante e à Lei RDC-36; recepção humanizada do recém-nascido, o contato pele a pele e o incentivo à amamentação após o parto; e presença das doulas para suporte físico e emocional são as principais reivindicações da Marcha pela humanização do parto e nascimento.

Aqui em Dourados – MS uma movimento coletivo por mudanças tem se fortalecido. Vários apoiadores da PNH estavam presentes. Havia também representantes de Fátima do Sul, cidade vizinha. Soma-se ao movimento, as reuniões mensais do Fórum da Rede Cegonha que estão cada vez mais aquecidas e contam, além de gestores e trabalhadores do SUS e do privado, com acadêmicos de vários curso e  com o movimento de mulheres.

As reuniões abertas do Grupo de Apoio ao Parto Humanizado – GAPH e o Curso de Doulas, também organizado pelo Grupo, têm fomentado cada vez mais as discussões.

Este movimento mostra que há muito mais gente na luta pela humanização das práticas em saúde, e aqui em especial, pelo parto e nascimento do que muitos supõem.

 

marcha_4.jpg

um abraço, Catia

Para saber mais sobre o GAPH: https://www.doulasdourados.com.br/