CIRANDAS DA VIDA VÃO REALIZAR SEMINÁRIO: “A TERAPIA DO REIKI E SUA IMPORTANCIA NA PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE”

13 votos

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, através das Cirandas da Vida,-ação de educação popular e saúde do Sistema Municipal de Saúde Escola -, em parceria com a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Associação dos Mestres de Reiki do Distrito Federal vai realizar, dia 01 de julho, a partir das 18 horas, na Escola de Dança e Audiovisual Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221- Centro), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Seminário: “A terapia Reiki e sua importância na produção do cuidado em saúde”,  tendo como palestrante o mestre em Reiki JOSE JOACIR DOS SANTOS, doutor em Psicologia, Psicanalista e Mestre em Medicina Chinesa, presidente da Associação dos Mestres de Reiki do Distrito Federal e atualmente radicado nos Estados Unidos.

A programação tem o objetivo de sensibilizar gestores, trabalhadores da saúde e comunidades para a importância dessa abordagem terapêutica como prática holística complementar, que vem sendo incluída no cotidiano de unidades básicas de saúde da família, CAPS e hospitais da rede municipal de saúde de Fortaleza, a partir dos processos formativos do Espaço Ekobé (que significa vida, em tupi-guarani), estruturado no campus do Itaperi – UECE, em parceria com a  ANEPS, Cirandas da Vida e Ministério da Saúde.

A terapia Reiki se baseia na harmonização de canais energéticos denominados chakras, situados ao longo da coluna vertebral, através da imposição das mãos. O Espaço Ekobé já formou um grupo de 11 mestres de Reiki. Neste ano de 2009 estes mestres iniciaram mais de 100 pessoas nesta prática terapeutica, sendo parte delas profissionais de saúde das várias redes assistenciais de Fortaleza. As Cirandas da Vida têm como proposta que esta a terapia Reuki faça parte da política municipal de práticas integrativas e complementares cuja discussão está sendo iniciada.

Nesse sentido, as Cirandas da Vida estão mobilizando para a participação neste evento, os trabalhadores em saúde, os movimentos e práticas, bem como, a população, considerando que a prática do Reiki já vem fazendo parte da produção do cuidado à população e aos trabalhadores nas unidades de saúde.

 

CONTATO:

 

Vera Dantas – Assessora pedagógica do Sistema Municipal Saúde de Escola/Cirandas da Vida – 85-91881255 / 3452 6617

Elias José – Coordenador das Cirandas da Vida -85-91917475 / 3452 6617