Mostra de experiências da humanização no SUS começa dia 14 em Natal – RN

13 votos

Sesap divulga programação da Mostra SUS

A comissão organizadora da Mostra SUS/RN divulgou a programação definitiva do evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em parceria com o Ministério da Saúde. Além da apresentação de trabalhos, haverá conferências, mesas-redondas, exposição de vídeos e fotografias e, ainda, rodas de conversa com usuários, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Tendo como tema central "Transformando práticas, humanizando o SUS/RN", o evento englobará a Mostra Interativa HumanizaSUS, aberta à visitação de todos, no período de 14 a 23 de setembro e a  1ª Mostra de Experiências Bem Sucedidas no SUS, o 2º Seminário Estadual de Humanização e a 3ª Mostra Estadual de Saúde da Família, que acontecerão entre os dias 21 e 23 deste mês e serão restritos aos  inscritos.

A programação foi organizada em torno de três eixos principais: redes de cuidado em saúde, valorização do trabalho e saúde do trabalhador e metodologias participativas. Os temas das conferências serão: "O HumanizaSUS como uma política no fortalecimento do SUS", a ser ministrada por Dário Pasche, da Política Nacional de Humanização (PNH), "A  valorização do trabalho e do trabalhador da saúde: como encarar esse desafio?", proferida por Beth Barros, também da PNH, e "Metodologias Participativas no SUS", coordenada por Eduardo Passos, da Universidade Federal Fluminense.  

No evento, serão apresentados 168  experiências bem-sucedidas no SUS do RN. De acordo com a coordenadora da comissão científica da mostra, Bárbara Farias, "essas produções mostram que é possível implementar o cuidado em saúde com qualidade e com o respeito que o usuário merece".

Os trabalhos inscritos foram produzidos por profissionais da rede pública de saúde do Estado, bem como por pesquisadores de universidades do Estado. A Mostra SUS/RN ocorrerá no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nazaré, em Natal.

Outras informações: https://www.saude.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesap/mostrasus/gerados/programacao.asp

Veja abaixo um vídeo sobre a Mostra:

Clique para assistir o vídeo