PNH em São Bento do Sul SC!

11 votos

O curso de formação de apoiadores de humanização tem buscado como estratégia fortalecer rodas nos locais sede da Unidades de Produção. A UP Joinville no entanto sentiu necessidade de adaptar esta proposta  fazendo circular as rodas em seu território de abrangência para dar suporte aos apoiadores. assim nos reunimos no dia 04 09 2009 em São Bento do Sul com a presença dos integrantes da Up Joinville, sua formadora Angela  e também a apoiadora pedagógica Célia Nicholotti e Patrícia Campos Silva como consultora da PNH a apoiadora da região norte. Além disso, tivemos a importante inclusão dos gestores municipais na roda de conversa. Iniciamos com uma breve apresentação da PNH e também um detalhamento sobre a política de formação na PNH e sobre o curso. Neste momento esclarecemos a importância da função apoio e o papel do apoiador institucional.

Tivemos uma participação efetiva deste grupo, inclusive contamos uma uma fala de apoio as ações da humanização.

Em seguida iniciamos o Encontro Presencial Local da UP Joinville onde tratamos de avaliações do processo de formação, relato de construção das rodas. Durante estes relatos os participantes puderam sugerir outras estratégias para a superação de dificuldades relatadas.

Ao final as apoiadoras de São Bento do Sul avaliaram ter sido de grande importância este tipo de estratégia ressaltando que sentem-se agora apoiadas pelo coletivo regional, apostando inclusive neste fortalecimento das ações colegiadas.

Foi um encontro para dentro e para fora do curso, exercitando o que desejamos neste processo de formação movimentos de inclusão e de vivência dos conceitos e princípios da PNH.

Agradeço ao grupo pela acolhida e pela experiência desta estratégia, uma aposta que deu certo!

Patrícia S. C. Silva

Blumenau SC